Encontros vocálicos: Ditongo, Tritongo e Hiato

Os encontros vocálicos consistem no agrupamento de vogais e de semivogais sem que haja consoantes intermediárias. Ou seja, quando há duas ou mais vogais ou semivogais uma ao lado da outra em uma palavra, há um encontro vocálico, como no conjunto de palavras abaixo:

  • coelho, paixão, ameixa, jzes, saguão, poesia, quais, lua, moeda, voo etc.

Tais encontros podem acontecer em uma mesma sílaba ou em sílabas distintas. Nesse sentido, há três classificações possíveis para os encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato.

Tipos de encontros vocálicos

O ditongo é o encontro entre uma vogal e uma semivogal, ou vice-versa, em uma mesma sílaba. Portanto, a depender da sua realização, ele pode ser classificado em crescente, decrescente, nasal ou oral. Os ditongos orais são aqueles em que o som das vogais sai apenas pela boca (pai, lua, série), enquanto os nasais são aqueles cujo som sai também pelas fossas nasais: mãe, põe, mão.

O ditongo decrescente ocorre quando a semivogal aparece antes da vogal como, por exemplo, na palavra glória, na qual o som vocálico parte do mais fraco (semivogal i) para o som mais forte (vogal a). Já no ditongo decrescente, acontece justamente o contrário, a vogal vem antes da semivogal. Exemplo disso é encontramos na palavra pai (vogal + semivogal).

O tritongo, por sua vez, acontece quando há o encontro de três sons vocálicos em uma mesma sílaba, apresentando uma semivogal, uma vogal e uma semivogal, nessa ordem. Além disso, pode ser classificado em nasal ou oral.

  • Tritongo nasal: quão, saguão, enxáguem;
  • Tritongo oral: iguais, Paraguai, averiguei.

Por fim, o hiato traz o encontro entre duas vogais, e estas estão em sílabas diferentes já que jamais há duas vogais em uma mesma sílaba. Ou seja, as vogais aparecem juntas na palavra, mas na separação silábica elas figuram em duas sílabas diferentes:

  • b(ba-ú); coelho (co-e-lho); dia (di-a); moeda (mo-e-da); oceano (o-ce-a-no); quieto (qui-e-to); tio (ti-o); raiz (ra-iz;, gênio (gê-ni-o), etc.

É normal considerar hiato também o encontro entre uma vogal e uma semivogal de sílabas distintas, como ocorre, por exemplo, nas palavras geleia e ioiô (ge-lei-a/ io- iô). Além disso, é importante ressaltar que os ditongos e os tritongos não se separam, apenas os hiatos.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda Dicas de como fazer um bom TCC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.