Encceja 2022: inscrições terminam no próximo sábado (4)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe até o próximo sábado, dia 4 de junho, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. 

As inscrições foram abertas no dia 24 de maio. De acordo com as diretrizes do exame, a participação é gratuita. Os interessados devem se cadastrar no site do Encceja. Além de informar os dados pessoais, no momento da inscrição, o candidato deverá informar também a cidade onde deseja realizar a prova. 

A participação no Encceja é voluntária. Nesse sentido, participam do exame os estudantes que desejam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para participar do Encceja, é preciso ter a idade mínima de 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame. 

Segundo informado pelo Inep, nesta edição, não será preciso apresentar justificativa de ausência para aqueles que se inscreveram, mas acabaram não fazendo a prova da edição anterior. 

Provas do Encceja 2022

As provas do Encceja 2022 serão aplicadas no dia 28 de agosto. Segundo o Inep, órgão responsável pela realização do exame, haverá mais de 600 opções de locais de aplicação de provas.

O Encceja PPL, para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, está marcado para 11 e 12 de outubro.

De acordo com o edital, a prova será composta por quatro provas objetivas, compostas por 30 questões cada, além de uma proposta de redação. O conteúdo das provas varia de acordo com o nível do certificado buscado pelo inscrito: 

  • Ensino Fundamental: Ciências Naturais e Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, História e Geografia.
  • Ensino Médio: Ciências da Natureza e Matemática, Redação e Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

O Inep ainda não divulgou o período de divulgação do resultado final do Encceja 2022. Veja mais informações no edital.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFTO libera locais de prova do Vestibular 2022/2 nesta quinta (2); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.