Encante-se com as cores: como cuidar de Petúnias em seu jardim

Encante-se com as cores: como cuidar de Petúnias em seu jardim

Saiba como cuidar de petúnias da maneira correta

As petúnias são flores encantadoras, que podem trazer muita beleza e alegria para o seu jardim. Com uma enorme variedade de cores e formas, elas são capazes de criar um efeito visual deslumbrante, que se destaca entre as demais plantas. Mas você sabe como cuidar de petúnias em seu jardim?

Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como cultivar essas flores maravilhosas, que vão deixar o seu espaço mais colorido e harmonioso.

Origem, características e variedades de petúnias

As petúnias são plantas herbáceas anuais, pertencentes à família Solanaceae, a mesma da batata, do tomate e do tabaco. A origem do nome petúnia vem do termo tupi-guarani petum ou betum, que significa tabaco.

Isso se deve ao fato de que as petúnias são nativas das regiões tropicais e subtropicais da América do Sul, onde também se encontram diversas espécies de tabaco. As petúnias têm caules fracos e bem ramificados, que podem ser eretos ou rasteiros. As folhas são ovaladas e pilosas, ou seja, cobertas por uma camada de pequenos pelos.

As flores são tubulares, com cinco pétalas arredondadas ou triangulares, que podem ser simples ou dobradas, e as cores variam entre o branco, o rosa, o vermelho, o roxo, o azul, o amarelo e o laranja, podendo ser lisas ou mescladas.

Existem cerca de 35 espécies de petúnias reconhecidas, mas a maioria das que se encontram em jardins são híbridas, resultantes do cruzamento entre diferentes espécies. As petúnias híbridas podem ser classificadas em quatro categorias principais:

Grandiflora

São as que têm as maiores flores, podendo chegar a 10 cm de diâmetro. São ideais para vasos e floreiras, pois têm um aspecto pendente e delicado. No entanto, são mais sensíveis ao vento e à chuva.

Multiflora

São as que têm as menores flores, podendo ter entre 3 e 5 cm de diâmetro. Elas são mais resistentes ao clima e às pragas, e produzem uma grande quantidade de flores. São indicadas para canteiros e maciços, pois têm um aspecto compacto e uniforme.

Milliflora

Essas têm as flores menores, podendo ter entre 1 e 3 cm de diâmetro. São muito floríferas e duradouras, e não precisam de poda. São perfeitas para bordaduras e vasos pequenos, pois têm um aspecto miniaturizado e gracioso.

Hedgiflora

São as que têm as flores mais variadas em forma e cor, podendo ter entre 5 e 8 cm de diâmetro. Elas são muito vigorosas e ramificadas, podendo cobrir grandes áreas. São ótimas para cobrir muros e taludes, pois têm um aspecto rústico e exuberante.

Como plantar petúnias em seu jardim?

As petúnias são plantas fáceis de cultivar, mas exigem alguns cuidados básicos para se desenvolverem bem. Veja a seguir como plantar petúnias em seu jardim:

  • Escolha um local que receba pelo menos 6 horas de sol direto por dia. As petúnias gostam de luz e calor, mas não toleram temperaturas muito altas ou baixas. O ideal é que a temperatura esteja entre 18 °C e 25 °C;
  • Prepare o solo com uma mistura de terra vegetal, areia e matéria orgânica (como húmus de minhoca ou esterco curtido). O solo deve ser bem drenado, fértil e levemente ácido (com pH entre 5,5 e 6). Evite solos muito argilosos ou compactados;
  • Faça covas com cerca de 10 cm de profundidade e 20 cm de distância entre elas. Coloque uma muda de petúnia em cada cova, e cubra com a mistura de solo. Aperte levemente para firmar a planta, e regue em seguida;
  • Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Regue as petúnias regularmente, mas sem exagero. O excesso de água pode causar apodrecimento das raízes e doenças fúngicas. O ideal é regar pela manhã ou à tarde, evitando molhar as folhas e as flores;
  • Adube as petúnias a cada 15 dias, durante a primavera e o verão, que são as estações de maior floração. Use um adubo líquido, rico em fósforo e potássio, que estimulam a formação de flores;
  • Pode as petúnias periodicamente, para estimular o crescimento e a floração. Retire as flores murchas, as folhas secas e os ramos doentes ou danificados. Faça uma poda mais drástica no final do verão, cortando cerca de um terço da planta, para renovar a sua energia.

Esse foi o nosso artigo sobre como cuidar de petúnias em seu jardim. Esperamos, portanto, que você tenha gostado e que tenha aprendido algumas dicas para cultivar essas flores lindas e coloridas.

Por fim, as petúnias são plantas fáceis de cuidar, mas exigem alguns cuidados básicos para se desenvolverem bem. Sendo assim, se você seguir as nossas orientações, você vai ter um jardim cheio de vida e de encanto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.