Enare: inscrições terminam na próxima segunda-feira (3)

Estudantes da área de saúde que desejarem participar do Enare, têm até a próxima segunda-feira (3) para realizarem a inscrição. Saiba mais!

Estudantes da área de saúde que desejarem participar da edição 2022/2023 do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC), têm até a próxima segunda-feira (3) para realizarem a inscrição. 

Enare: inscrições terminam na próxima segunda-feira (3)

De acordo com recente divulgação oficial, nesta edição, foram ofertadas mais de 4 mil vagas de residências em 92 instituições para as áreas de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia, biomedicina, entre outras.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições devem ser realizadas por meio do site enare.ebserh.gov.br. Em seguida, os candidatos receberão o boleto para quitação da taxa de inscrição, que nesta edição terá o vencimento para o dia subsequente. 

Taxa

Vale ressaltar que a inscrição será confirmada somente após o pagamento da taxa, que é de R$ 270,00 para residência médica, independentemente da especialidade, e R$ 180,00 para todas as profissões das áreas uniprofissional ou multiprofissional.

O processo seletivo contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com vagas de Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (uniprofissional ou multiprofissional), reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido.

Prazos

Segundo destaca a divulgação oficial, o período para o envio da documentação para análise curricular ocorrerá até o dia 5 de outubro. As provas objetivas serão aplicadas no dia 6 de novembro nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, além de 23 grandes centros. A previsão é de que o resultado seja divulgado ao final deste ano, uma vez que o período para a matrícula dos aprovados vai de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023.

O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e candidatos. Nas duas primeiras edições, as instituições participantes tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. 

Enem da Residência

O sistema de classificação do Enare é muito próximo ao do Enem/Sisu, em que o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar onde pretende atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando quem ocupará as vagas. 

Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva, reduzindo muito a possibilidade de deixar vagas em aberto, informa o Ministério da Educação (MEC).

A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos que disputaram 304 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC, além de um hospital militar. A segunda edição, realizada no ano passado, contou com mais de 32 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 81 instituições, destaca a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.