Comitiva do MEC amplia ações com foco no ensino superior

A Comitiva do MEC amplia ações com foco no ensino superior, fortalecendo cooperação com a Índia. Saiba mais!

A missão brasileira na Índia, realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, buscou fortalecer e atuar na prospecção de futuros acordos na área da educação superior, de acordo com divulgação oficial do Ministério da Educação (MEC), realizada na data desta publicação, 28 de setembro de 2022.

Comitiva do MEC amplia ações com foco no ensino superior

Além de marcar presença na Cúpula Asiática em Educação e Habilidades (ASES), a comitiva do Ministério da Educação (MEC), representada por técnicos da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Assessoria Internacional (AI) do MEC, visitou centros e polos universitários renomados do país asiático, destaca o Ministério da Educação (MEC).

Segundo destaca a divulgação oficial, na Cúpula, o secretário-adjunto de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) participou de um painel de debates sobre a sustentabilidade, expansão e qualidade dos sistemas educacionais, apresentando ações e projetos desenvolvidos no Brasil.

 Reuni Digital 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), um dos destaques foi o Reuni Digital – Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais. 

Segunda explica o Ministério da Educação (MEC), entre seus objetivos, o Programa visa à ampliação do acesso e da permanência dos estudantes na educação superior pública, por meio da educação a distância, e assegurar a qualidade da oferta, representando uma importante ferramenta para promover o atingimento da Meta 12 do Plano Nacional de Educação. 

Visitas em centros universitários 

A comitiva realizou visitas técnicas a instituições de ensino superior indianas de destaque, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Uma das visitas ocorreu nas instalações da Universidade Nacional Aberta Indira Gandhi (IGNOU), que possui 3,4 milhões de estudantes matriculados e é referência no ensino a distância no país, destaca o Ministério da Educação (MEC).

A Universidade Nacional Aberta Indira Gandhi (IGNOU) foi uma das instituições analisadas pelos estudos de benchmarking internacional que foram utilizados como base para a construção do Reuni Digital. 

Intercâmbio

Além disso, a delegação também visitou o Instituto de Ciências da Índia (Indian Institute of Science), que é classificado como uma das melhores universidades do país em rankings internacionais e que possui programas de apoio para receber estudantes internacionais de diferentes países, destaca a divulgação oficial.

De acordo com os representantes do Ministério da Educação (MEC), além da troca de experiência sobre educação superior, os encontros serviram para a prospecção de futuros acordos entre instituições de ensino dos dois países, especialmente na área de intercâmbio de estudantes e docentes, destaca a recente divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.