Empréstimo do Governo para MEI: veja se você tem direito e como solicitar

Essa medida foi tomada visando diminuir os impactos causados pela pandemia

Devido ao surto da Covid 19 no Brasil desde o ano de 2020, diversos estabelecimentos foram impactados com a exigência de fechamento por parte do Governo. Essa medida foi uma tentativa de conter o vírus através da pouca circulação de pessoas. Dessa forma, os que mais sofreram com isso foram os MEI’s, também conhecidos por microempreendedores individuais. Devido a essa razão saiba mais sobre o empréstimo do Governo para MEI com o Notícias Concursos na matéria desta segunda-feira (21).

Entenda melhor como funciona o empréstimo do Governo para MEI

De forma a priorizar essa parte da população brasileira, o Governo Federal liberou crédito para os pequenos empresários. Esse empréstimo do Governo para MEI é uma maneira de proporcionar um respiro aos microempresários.

Assim, leia: Poupança: resultado de um planejamento financeiro faseado e direcionado

É necessário saber todas as categorias das linhas de crédito e para quem cada uma é destinada. Ademais, os interessados precisam entender a análise de crédito, as condições e formas de pagamento. As formas de empréstimo liberadas são:

Super MEI

É o empréstimo associado ao SEBRAE. Suas principais características são:

  • Limite entre 300 a 20 mil;
  • Possibilidade de quitação em até 36x;
  • Ausência de juros.

Nessa modalidade, o solicitante não pode estar com nome sujo e também não deverá ter a quantia de 30% da renda já comprometida. Então, é preciso também já ter relação prévia com a SEBRAE. Ademais, o solicitante passará por uma análise de crédito.

Portanto, veja: Nubank: Saiba como contratar o empréstimo neste ano de 2022

empréstimo do Governo para MEI
Empréstimo do Governo para MEI: veja se você tem direito e como solicitar – Foto: Canva Pro

Empreenda rápido

Outra forma de crédito liberada é a Empreenda Rápido. Essa é a que é disponibilizada pelo estado de São Paulo. Essa forma de incentivo visa ampliar a vida útil das empresas e qualificar e capacitar empreendedores.

Mais opções de crédito

Outras boas opções para os empresários que buscam crédito são o PRONAMPE, o cartão BNDES e o empréstimo para MEI’s com garantias de bens. Cada modalidade visa atender empresas de determinado porte. O primeiro, por exemplo, é destinado a instituições que movimentam até R$ 4,8 milhões.

A modalidade que tem um bem como garantia costuma ter condições melhores, pois ter um carro ou um imóvel como segurança dá ao banco a possibilidade de trabalhar com taxas e condições mais suaves. Mas, é necessário se atentar que, caso a dívida não seja quitada, a instituição deve reivindicar o bem.

Se sua empresa foi muito afetada durante a pandemia, você deve recorrer a soluções para sair do aperto. Portanto, o empréstimo do Governo para MEI pode ser uma boa opção para você.

Assim, confira: Saiba como atualizar o cadastro do Caixa Tem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.