Empréstimo consignado: saiba quais são as vantagens e os riscos

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que ocorre o desconto do pagamento das parcelas diretamente na folha de pagamento.

Empréstimo consignado: vantagens e riscos

Essa forma de empréstimo tem se popularizado nos últimos anos, principalmente entre aposentados e servidores públicos, devido à facilidade de acesso e às taxas de juros mais baixas em comparação a outras opções de crédito.

Entenda como funciona o empréstimo consignado, quais as suas vantagens e riscos, e como avaliar se essa é a melhor opção para o seu perfil financeiro.

O que é empréstimo consignado?

De forma sucinta, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do solicitante. 

Esse tipo de empréstimo é oferecido principalmente a aposentados, pensionistas, funcionários públicos e militares, mas também pode ser disponibilizado para trabalhadores com carteira assinada.

Ao contrário de outras formas de empréstimo, como o crédito pessoal, em que as parcelas são descontadas diretamente na conta corrente do solicitante, no empréstimo consignado as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do solicitante.

Vantagens do empréstimo consignado

Uma das principais vantagens do empréstimo consignado é a facilidade de acesso. Visto que, como as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, os bancos e financeiras que oferecem esse tipo de empréstimo têm maior segurança em relação ao pagamento das parcelas, o que reduz o risco de inadimplência.

Juros menores

Além disso, o empréstimo consignado tem taxas de juros mais baixas em comparação a outras opções de crédito, como o crédito pessoal. Isso acontece porque, como as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, o risco de inadimplência é menor, o que reduz o risco para o banco ou financeira que oferece o empréstimo.

Outra vantagem do empréstimo consignado é a possibilidade de realizar o pagamento em um prazo mais longo, o que pode reduzir o valor das parcelas e tornar o empréstimo mais acessível.

Riscos do empréstimo consignado

Embora o empréstimo consignado ofereça vantagens, é importante estar ciente dos riscos dessa modalidade de crédito. Uma das principais desvantagens é que, ao contratar um empréstimo consignado, está comprometendo parte da sua renda mensal com o pagamento das parcelas. 

Isso significa que é preciso ter cautela na hora de avaliar a capacidade de pagamento e evitar comprometer uma parte muito grande da renda.

Outro risco do empréstimo consignado é que, ao contrário de outras formas de empréstimo, como o crédito pessoal, é mais difícil renegociar as condições de pagamento. 

Isso porque as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento. Caso haja inadimplência, o banco ou financeira pode acionar a justiça para garantir o pagamento das parcelas.

Como avaliar se o empréstimo consignado é a melhor opção?

Antes de contratar um empréstimo consignado, é importante avaliar se essa é a melhor opção para o seu perfil financeiro. Para isso, é necessário levar em conta alguns fatores, como a taxa de juros, o prazo de pagamento, o valor das parcelas e a sua capacidade de pagamento.

Desta forma, para avaliar a taxa de juros, é importante comparar as diferentes opções de empréstimo consignado oferecidas pelos bancos e financeiras. Algumas instituições oferecem taxas mais baixas em relação a outras, o que pode representar uma economia significativa ao longo do prazo de pagamento.

Avalie os prazos

Além disso, é importante avaliar o prazo de pagamento e o valor das parcelas. Uma vez que um prazo mais longo pode tornar as parcelas mais acessíveis. Contudo, também pode aumentar o valor total do empréstimo devido ao acréscimo de juros

Por outro lado, um prazo mais curto pode representar um comprometimento maior da renda, mas também pode reduzir o valor total do empréstimo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.