Você sabia que pode assinar contrato de empréstimo com FGTS? Portanto, é possível receber o valor mínimo de 2.000 reais por vez. Aprenda nesta segunda (20) com o Notícias Concursos como se inscrever e quais são os bancos de crédito que trabalham com base nesses fundos.
Empréstimo com FGTS: entenda como funcionam as regras
Para obter um empréstimo com FGTS, existem regras para tais ocorrências. Ademais, ele referencia-se, na verdade, a uma forma de permitir que o trabalhador receba parte do saldo retido na conta antecipadamente. Portanto, é apenas uma outra maneira de resgatar o saque-aniversário.
Por isso, os trabalhadores devem ter feito uma adesão a essa opção anteriormente. Isso porque não é automático, e apenas uma pessoa cadastrada pode recebê-lo. Afinal, pode impedir a retirada do saque total do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
Como conseguir essa modalidade de crédito?
Assim como as retiradas de saque-aniversário, os pagamentos adiantados na forma de empréstimos devem ser requeridos pelos trabalhadores. Para fazer isso, eles devem usar uma das seguintes opções:
- Aplicativo ou site do FGTS;
- Banco online da CEF ou Banco do Brasil.
Portanto, apenas o Banco do Brasil e a Caixa Econômica podem firmar contratos de financiamento com o FGTS. Em outras palavras, apenas os clientes desses bancos podem solicitar um formato de crédito como esse.
Após o pedido ser feito, uma proposta de crédito ainda precisa ser assinada digitalmente. No entanto, deve-se observar que a liberação não é garantida. Depende do cumprimento dos requisitos, como veremos a seguir.
Quais são as regras para o empréstimo ao FGTS?
Os cidadãos que pretendem usar o empréstimo com base no Fundo de Garantia devem atender aos seguintes requisitos:
- Ter aderido à opção do saque-aniversário;
- 18 anos ou mais;
- Ter conta em banco na Caixa Econômica ou Banco do Brasil, pois são as instituições que permitem adiantamentos;
- O nome estar limpo, ou seja, não há registro de limite de crédito no SPC ou Serasa;
- Não estar liquidando empréstimo na CEF ou no BB.
O valor mínimo de liberação (saque máximo por 03 anos) é de 2.000 reais. Na assinatura do contrato de empréstimo com FGTS, o que se exige é uma expectativa de no máximo 03 saques. Portanto, as taxas de juros caem sobre o valor. No entanto, são bastante baixas, especialmente se comparadas às comuns usadas ??no mercado.