Empresas oferecem mil BOLSAS DE ESTUDOS no setor de tecnologia (Confira!)

São várias oportunidades para estudantes de baixa renda

O site Cubos Academy, em uma parceria com diversas empresas, está oferecendo cerca de mil bolsas de estudos no setor de tecnologia para pessoas de baixa renda. Cerca de 500 vagas são exclusivas para mulheres e pessoas negras. Todavia, para participar, é preciso ser maior de 18 anos e ter o ensino médio completo.

A princípio, os interessados em participar dos cursos de tecnologia, também devem ter uma renda mensal média de até dois salários mínimos e meio. Essas bolsas de estudo integrais tem como objetivo auxiliar pessoas em vulnerabilidade econômica, a obter uma formação e a conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Entre os cursos oferecidos pelo site Cubos Academy, podemos destacar o desenvolvimento de softwares, focado em back-end. Para participar, não é preciso ter conhecimentos anteriores relacionados a esse tipo de tecnologia. Deve-se observar que duas turmas são destinadas exclusivamente para mulheres e negros.

Dessa maneira, a seleção de candidatos a participar dos cursos oferecidos se dá em algumas etapas. Primeiramente é preciso preencher um formulário de inscrição, e fazer um exercício prático de lógica de programação. Neste caso, haverá um curso preparatório, gratuito. A equipe do Cubos Academy então fará uma entrevista.

Curso de tecnologia

O curso de tecnologia oferecido pela Cubos Academy, terá uma duração de 30 semanas. As aulas teóricas serão realizadas entre as 15h e 18h, de segunda à quarta-feira. Já as aulas práticas serão realizadas de segunda à sexta-feira entre às 20h e 21h30. Aliás, ao fazer o curso, os alunos terão uma base de programação.

Dessa forma, o curso gratuito apresentará aos seus alunos, aulas de linguagens de programação, como por exemplo, o javascript com node.js. Os estudantes também terão aula de comunicação escrita e verbal, negociação, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Linkedin, e preparação para entrevista de emprego.

Os estudantes inscritos no curso também terão uma mentoria ao vivo, com o objetivo de tirar as dúvidas do aluno sobre o conteúdo programático. Vale observar que as bolsas de estudos de tecnologia estão disponíveis através de uma parceria entre a Cubos Academy e o aplicativo de entregas iFood.

Mercado de trabalho em tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. O mercado de trabalho tem acompanhado essa tendência, sendo que essa área de atuação vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. De fato, o uso de celular, de internet, de programas de computador, aplicativos etc, é recorrente em nosso dia a dia.

Desse modo, o mercado de trabalho busca responder a essa demanda. Vale ressaltar que o setor não possui um grande número de mão de obra qualificada. Muitos profissionais investem nessa área de atuação por gostarem de tecnologia e também pelas várias oportunidades de emprego disponíveis no mercado atualmente.

O mercado de trabalho tecnológico é um dos que mais crescem, oferecendo inúmeras oportunidades e postos de trabalho, principalmente para aqueles profissionais que se destacam. Com a pandemia de covid-19 o setor cresceu ainda mais devido à necessidade de fazer compras e pagamentos pelo meio digital.

Áreas profissionais

Dessa maneira, entre as principais áreas profissionais de tecnologia, podemos destacar a Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os profissionais atuam no funcionamento de sistemas informatizados para a execução de atividades empresariais, como controle de vendas, estoque, fabricação de produtos, etc.

Os trabalhadores formados em ciência da computação são capazes de desenvolver diversas ferramentas de informática. Em síntese, eles podem criar programas de fluxo de caixa, processamento de informações, planejar e implementar softwares relacionados ao âmbito empresarial. O mercado atualmente é bastante promissor.

Já os engenheiros da computação, tem a capacidade de programar redes de computadores, e seus componentes, como roteadores e impressoras, por exemplo. Eles podem ainda desenvolver novos equipamentos e aparelhos, em busca de atender ao setor tecnológico. Eles trabalham com hardwares e softwares.

A carreira do profissional tecnológico é bastante ampla e propícia. As empresas atuais, sejam de pequeno ou grande porte, precisam desses trabalhadores por seus serviços e para que se desenvolvam plenamente no mercado. Podemos citar os analistas de Big Data, de testes de softwares e arquitetura de redes.

Em conclusão, o mercado está em busca de desenvolvedores de mobile e aplicativos, engenharia de QA, especialista em bloqueios de anúncios, de cibersegurança, especialista em SEO, programação de multimídia, profissional de TI, robótica e inteligência artificial, suporte ao cliente, e muito mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.