Entrevista de emprego on-line: Como funciona e como se preparar

A entrevista de emprego é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo para o preenchimento de uma vaga. É nesse momento que recrutador pode conhecer o candidato. Desse modo, pode observar melhor a postura do candidato e perguntar informações adicionais, que vão além do currículo. Além disso, a entrevista serve ainda para o candidato demonstrar um pouco dos seus conhecimentos.

Nesse sentido, o comum é que essa entrevista ocorra por meio de um encontro presencial. No entanto, com o cenário de pandemia da covid-19, muitas empresas precisaram realizar entrevistas de emprego on-line. Há diversos sites e apps de videochamada que são ótimos para esse tipo de reunião.

Assim, a entrevista de emprego on-line, apesar de ser igual a qualquer outra no que diz respeito ao seu objetivo, exige do candidato outros cuidados. Confira abaixo algumas dicas para lidar com essa nova modalidade. 

Como se preparar para uma entrevista de emprego on-line?

Em primeiro lugar, por conta de seu formato, esse tipo de entrevista começa antes mesmo do horário marcado. Isso porque sua preparação é uma das etapas cruciais para que dê tudo certo. Nesse sentido, o candidato deve se antecipar e realizar testes para garantir que tudo ocorra bem. Então, teste sua internet, a iluminação e o áudio. Além disso, não esqueça de buscar um lugar organizado e silencioso para realizar a sua entrevista de emprego on-line, evite a interrupção de terceiros.

Mesmo que não precise sair de casa para seu encontro com o recrutador, tenha atenção no momento de escolher a roupa. Lembre-se de que se trata de um momento formal como qualquer outro, então escolha uma roupa que seja condizente com a postura que você precisar passar ao seu recrutador.

Por fim, lembre-se de desligar o celular e bloquear notificações de outros aplicativos e sites, pois as notificações podem atrapalhar sua concentração no momento da entrevista.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.