Emprego: saiba como negociar com seu chefe o AUMENTO DE SALÁRIO

É preciso entender como negociar e argumentar com o patrão

O trabalhador que deseja construir uma carreira de sucesso deve passar por várias etapas até chegar ao topo. Uma delas é o aumento de salário, que proporciona ao profissional uma melhor qualidade de vida e a oportunidade de se desenvolver pessoalmente e profissionalmente, com um aumento de sua renda mensal.

Normalmente no início do ano o governo federal reajusta o salário mínimo.Esta alteração é baseada na inflação do ano anterior. O profissional que ganha um pouco mais, pode aproveitar a ocasião e pedir ao seu chefe um aumento de salário. Todavia, ele precisa saber como negociar e quais argumentos utilizar.

Neste momento importante de sua carreira, o trabalhador deve observar alguns aspectos como o cenário econômico e o momento atual da organização, para ter certeza de que suas reivindicações serão atendidas. Vale ressaltar que uma boa qualificação profissional abre as portas para a negociação salarial.

A princípio, o aumento de salário é o desejo da grande maioria dos profissionais. Durante os últimos anos, houve uma grande alta da inflação, o que aumentou o endividamento de muitas famílias brasileiras. Além disso, é uma maneira de ter seu trabalho reconhecido, e pode contribuir para um desenvolvimento em sua carreira.

Cenário econômico

Analogamente, é preciso que o trabalhador abra uma negociação sobre seu salário com seu chefe sem medo. Atualmente os gestores das organizações sabem do cenário econômico e da necessidade dos profissionais aumentarem suas rendas, de forma a continuarem com a mesma qualidade de vida de antes da crise.

Vale ressaltar que os trabalhadores menos qualificados foram os que mais sofreram com a crise,  tendo em vista que no período, houve o fechamento de muitos postos de trabalho. Algumas funções operacionais foram extintas ou passadas para outros colaboradores da empresa. Neste momento não era propício a negociação salarial.

No ápice da pandemia, em um momento de atividade econômica problemática, as empresas buscaram se adaptar para sobreviver. Os profissionais que apresentavam uma maior produtividade e resultados mais satisfatórios ganharam uma grande importância para o negócio. Mas nem sempre eles ganharam um aumento de salário.

Por outro lado, com o trabalho remoto, os profissionais passaram a se candidatar para  trabalhar em empresas de outras localidades. Neste momento, houve uma oportunidade maior de negociação salarial, principalmente para trabalhadores mais qualificados, experientes e com um bom histórico.

Como negociar o aumento de salário

O trabalhador que deseja um aumento de salário pode aproveitar de três fatores para negociar com seu chefe. Em síntese, ele deve ter apresentado um bom trabalho durante o tempo em que esteve contribuindo para a empresa, ou seja, ele deve merecer esse aumento em sua remuneração.

Outro fator importante a ser considerado antes de pedir um aumento, é saber se a empresa tem condições para incrementar a remuneração de seu funcionário.Caso a organização não esteja bem financeiramente, pode ser interessante ao trabalhador esperar mais alguns meses antes de pedir um aumento.  

Ademais, o profissional deve saber argumentar com seu chefe, ter meios de convencer o gestor da organização de que merece o aumento em seu salário. O trabalhador pode buscar ainda um incremento em seu pacote de remuneração, e de seus benefícios, ao invés de focar apenas na remuneração em questão.

Neste momento, o trabalhador deve ser criativo e procurar apresentar algumas compensações com um custo menor para as empresas, mas que possam constituir um ganho considerável para ele no final do mês. Ele pode pedir o pagamento de um curso, dias livres, trabalhos em projetos especiais, mudança de setor, entre outros.

Como se preparar para a negociação

Uma boa negociação sobre a remuneração deve ser objetiva. A conversa entre o funcionário e  o chefe não deverá tratar de assuntos como as atitudes do trabalhador, sentimentos, e percepções vagas sobre a empresa. Portanto, o profissional deve se preparar antes da conversa com o gestor da organização.

Todavia, o trabalhador precisa buscar informações sobre a média de salário em organizações do mesmo porte em que atua. Ele também deve listar suas realizações no último ano na empresa, e os benefícios advindos de sua atuação. Ele precisa organizar seu discurso, sobre o que irá falar com o chefe.

Em síntese, o trabalhador deve ser calmo e conversar de forma a não atrapalhar seu relacionamento com o empregador. É preciso observar que depois da conversa ambas as partes irão continuar a trabalhar juntas. Não se deve dar ultimatos como “é isso ou nada”, “Irei procurar outro emprego”, etc. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.