Emprego: entenda a importância da autoestima em sua carreira

A imagem que o profisisonal tem de si mesmo é importante para o seu desenvolvimento

A autoestima de uma pessoa é fundamental para que ela possa construir uma carreira de sucesso. Ela é fundamental no início da procura de emprego, em uma entrevista de recrutamento, e no seu dia a dia profissional, ao exercer suas atividades junto aos colaboradores da empresa e seus gestores.

De fato, uma pessoa com uma boa imagem de si mesmo pode lidar com obstáculos e problemas relacionados à rotina corporativa. Aspectos como a liderança e o trabalho de equipe também ajudam a galgar os degraus necessários para o desenvolvimento tanto pessoal, quanto profissional.

Uma pessoa com baixa autoestima pode ver sua carreira prejudicada de diversas maneiras, principalmente em virtude de um despreparo, de uma má socialização e imagem negativa de si mesmo. Elas podem levar não apenas a uma estagnação de sua atividade profissional, mas também na perda de seu trabalho.

Uma pessoa com boa auto estima, pode oferecer a seus colegas de serviço, chefes e gestores, uma maior eficiência e produtividade. Ela sabe lidar melhor com sua rotina profissional. Ela pode, inclusive, enfrentar diversos desafios, sem afetar a imagem de si mesma, crescendo em sua carreira de uma maneira bastante rápida.

O que é autoestima

A autoestima não é uma característica fixa de uma pessoa. Ninguém nasce com ela, podendo ser desenvolvida ao longo da vida. De fato, ela varia com a experiência de cada pessoa e da maneira como ela se relaciona com o próximo, que pode ser de uma maneira positiva, ou negativa, dependendo da situação.

Vale ressaltar que a autoestima está relacionada a uma imagem de si próprio, sua autopercepção. É o modo com que a pessoa se enxerga no mundo, e no que ela se acha capaz de realizar, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente. Por essa razão, ela é tão importante para o profissional que deseja uma carreira de sucesso.

Outro ponto a se observar é que a autoestima não se associa às conquistas de uma pessoa, mas sim ao conceito que tem de si mesmo. Há casos em que um trabalhador recebe um projeto desafiador para ser liderado e o profissional recusa por pensar que não tem as condições necessárias para realizar a atividade.

Dessa maneira, quem deseja se desenvolver profissionalmente, deve estar disposto a superar inúmeras barreiras de seu cotidiano e ao longo da vida. Por essa razão, ter uma boa imagem de si mesmo é fundamental. É necessário acreditar em sua capacidade de realização, se ver como um profissional qualificado.

Imagem profissional

Um profissional com uma boa autoestima consegue enfrentar situações de uma maneira positiva e realista, sem desistir em um primeiro momento. A sua resiliência é aumentada exponencialmente, lidando com os desafios que aparecem no ambiente corporativo, sabendo que tem condições de realizar a atividade proposta.

No âmbito profissional, estas pessoas, com uma boa imagem de si mesmos, acabam por aceitar um maior número de mudanças e oportunidades, observando sua carreira de uma forma otimista e mais saudável. Estas pessoas acabam por conquistar maiores salários e promoções do que o profissional tímido, acuado.

Autoanálise

A princípio, para melhorar a sua autoestima, é importante que se observe, que se conheça melhor. Fazer uma autoanálise é essencial, tendo em mente como se vê no mundo, como lida com as críticas e como se compara com os outros. Veja se sua imagem é negativa ou positiva a respeito de si mesmo.

Outra questão é a necessidade de se fazer os ajustes necessários para a construção de uma boa imagem própria. Pode ser que sua percepção não esteja de acordo com a realidade. O indicado é que se mude a maneira como se enxerga, considerando suas qualidades e buscando um aprimoramento pessoal.

Conversar com outra pessoa pode melhorar sua autoestima de inúmeras formas. Pode-se ter uma conversa com alguém de confiança, de uma maneira que você possa observar como as pessoas te enxergam no mundo. Ter um feedback é importante para que se encontre novas maneiras de se atuar como profissional.

Saber lidar com a frustração é outro aspecto a ser desenvolvido por pessoas que procuram ter uma boa autoestima. Não é fácil, mas é preciso entender os erros e frustrações de uma maneira saudável. Com o erro, é possível ganhar experiência e lidar com as situações de uma forma construtiva e otimista. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.