Emprego: cuidados que o profissional deve tomar em suas redes sociais

Quem deseja conquistar uma vaga de emprego deve utilizar as plataformas digitais de maneira estratégica

Quem está a procura de um emprego deve observar alguns aspectos relacionados à utilização de suas redes sociais. Apesar de plataformas como o Facebook, Instagram e Linkedin serem uma parte relevante de nossas vidas, é importante tomar alguns cuidados para que não o prejudique em uma seleção de emprego.

O mundo virtual e digital estão cada vez mais presentes, não há como dissociá-los de nossa realidade. Dessa maneira, seu perfil em uma rede social pode ser utilizado estrategicamente, para garantir uma boa impressão frente a empresa que deseja contratá-lo e que busca por mais informações sobre sua pessoa.

A princípio, estas plataformas digitais estão sendo cada vez mais utilizadas por empresas e recrutadores, que as empregam para avaliar os candidatos a uma vaga. Por isso, quem está em busca de um emprego, de uma recolocação profissional, deve se preocupar com a imagem que passa ao utilizar estas redes sociais.

Com o desenvolvimento tecnológico, os recrutadores puderam utilizar os perfis dos candidatos para saber suas preferências, seu modo de relacionar com outras pessoas, e suas atividades. As redes sociais se tornaram uma vitrine importante e o trabalhador deve buscar passar uma boa impressão.

O que evitar nas redes sociais

A utilização das redes sociais como um diário pode ser mal vista pelo recrutador. Evite postar conteúdos discriminatórios, reclamações e uma grande exposição de sua vida pessoal. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, portanto, fique de olho.

As fake news se tornaram famosas atualmente, portanto evite publicar conteúdos onde não há comprovação de sua veracidade. Vale ressaltar que a pessoa que publica estes tipos de conteúdo pode ser penalizada, inclusive criminalmente. O mais indicado é que se evite polêmicas.

É preciso se atentar com o que se posta nas redes sociais. Deve-se observar que todo o conteúdo postado fica disponibilizado para qualquer pessoa, portanto, atenção com suas fotos. Uma boa dica é manter o perfil somente para amigos e quem for de sua confiança.

Deve-se ter um certo cuidado em relação a posts de duplo sentido. Isso se deve ao fato deles poderem ser mal interpretados. Releia o conteúdo antes de publicá-lo, e evite polêmicas. É preciso escrever os textos de forma clara e objetiva, de maneira que as pessoas possam entendê-los corretamente.

Outros cuidados

As redes sociais de trabalho e emprego, como o Linkedin, por exemplo, devem ser utilizadas tomando uma maior precaução. É preciso adequar a comunicação nas plataformas digitais. Evite mentir nestas plataformas, exponha suas habilidades de um modo convincente, fortalecendo seu perfil.

Vale ressaltar que é preciso evitar ao máximo o uso de gírias, palavrões, e tomar cuidado com o português. Lembre-se que os recrutadores irão observar atentamente seu perfil para escolhê-lo para a próxima fase da seleção.As redes sociais podem ser um fator primordial para a escolha do candidato. 

Todavia, utilize as redes sociais ao seu favor. Você pode incluir em seu perfil suas soft e hard skills, ou seja, suas habilidades pessoais e profissionais. Uma boa ideia é utilizar vídeos que comprovem seu conhecimento em determinado assunto. É preciso que sua postura pessoal nas plataformas esteja alinhada com a sua profissional.

Conclusão

Para que o profissional não se prejudique no mercado, ele deve seguir algumas regras de etiqueta, e utilizar as redes sociais de modo a apresentar um perfil de acordo com as empresas recrutadoras. Seu comportamento em plataformas como Facebook, Instagram e Linkedin podem garantir uma vaga no cargo desejado.

É importante ter em mente que a imagem do profissional nas redes sociais pode interferir em sua seleção. Deve-se trabalhar o networking nestas plataformas de uma maneira que o profissional se sobressaia entre seus concorrentes. É preciso utilizá-las com inteligência. Questione se é possível tratar a publicação pessoalmente.

em conclusão, quem deseja ter uma carreira de sucesso, conquistar uma boa vaga em uma empresa qualificada, deve buscar preservar a sua imagem nas redes sociais. O comportamento nas plataformas digitais é observado não apenas na hora da contratação, mas também ao longo da carreira profissional.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.