Emprego: Confira se ainda vale a pena se especializar em tecnologia

Mercado de trabalho ainda oferece algumas oportunidades

O setor de tecnologia é um dos que apresenta um maior número de contratações de profissionais especializados em todo o mundo.  Todavia, mesmo com a crise da pandemia de covid-19, quando houve uma crise econômica, motivada a princípio pelo lockdown, a área apresentou um forte crescimento, sendo bastante requisitada.

No entanto, atualmente tem se visto nos noticiários, informações sobre demissões em massa, e o fechamento de organizações conhecidas no mercado. Isso faz com que muitas pessoas se perguntem se ainda vale a pena se especializar na área de tecnologia. São muitas as dúvidas sobre o assunto que devem ser esclarecidas.

A princípio, o profissional que deseja trocar de área de atuação e investir no setor de tecnologia, precisa se informar e tirar suas dúvidas a respeito. É necessário observar quais são as vantagens e seu perfil, para focar no mercado de trabalho e em profissões como, por exemplo, na programação ou desenvolvimento de softwares.

A notícia de demissão em massa de grandes companhias tecnológicas correu o mundo e acabou assustando profissionais que desejam investir no setor e se especializar. Entretanto, deve-se observar que essa área de atuação continua em alta, ou seja, existem muitas oportunidades e postos de trabalho para o setor.

Tecnologia da Informação

De acordo com um levantamento do portal Empregos.com.br, entre janeiro e outubro de 2022, foram criadas 70 mil novas vagas para o setor de tecnologia, o que corresponde a um aumento expressivo de 34,3%. Vale ressaltar que a área de TI não abrange apenas grandes corporações como o Google, a Amazon e a Meta.

Isso se deve ao fato de que a tecnologia atualmente está presente no cotidiano de todas as pessoas, não apenas em momentos de divertimento, mas também nas empresas e no comércio. Em síntese, esse é um setor econômico amplo, que oferece inúmeros postos de trabalho e uma grande oportunidade de contratação.

Especialistas do setor de tecnologia dizem que durante a pandemia houve alguns cortes de postos de trabalho por conta de que não houve mais a necessidade de alguns profissionais naquele momento. Portanto, durante esse período, o setor de TI acabou sofrendo as consequências e se desenvolvendo menos do que o esperado.

Deve-se observar que o setor de tecnologia atrai profissionais por conta de diversos aspectos. Um deles é o relacionado aos salários que são bastante atrativos, além de que há uma grande demanda no mercado de trabalho. Uma outra grande vantagem dessa área é o fato de ser possível ao profissional trabalhar em casa.

Emprego: tecnologia
Emprego: tecnologia/Fonte: pixabay

Alteração no mercado de trabalho

Especialistas da área de tecnologia dizem que os requisitos das empresas para a contratação de profissionais de TI vem sofrendo alterações. Os novos postos de trabalho serão voltados a trabalhadores que estão em começo de carreira. Dessa maneira, o mercado está de olho em pessoas com menos experiência no setor.

Esta característica relacionada ao mercado de trabalho de tecnologia, acaba prejudicando o setor, visto que os postos de trabalho irão oferecer salários menores. Entretanto, quem está começando pode ser privilegiado. Convém mencionar que as oportunidades oferecidas fazem com que muitas pessoas mudem suas carreiras.

Ademais, para esses profissionais que desejam sair de uma carreira já consolidada para investir no setor de tecnologia, consumam se questionar, visto que o mercado de TI requer uma especialização. É uma área que oferece inúmeras oportunidades, mas que é necessária uma grande motivação e estudo para se consolidar.

De acordo com especialistas em tecnologia, todo o esforço é válido, mas o setor de tecnologia exige conhecimentos específicos, além de determinadas habilidades. Dessa maneira, é uma área de atuação profissional que evolui constantemente, sendo necessário uma grande atualização, às vezes diária.

Transição de carreira

Em síntese, o profissional que deseja entrar no setor de tecnologia deve fazer uma transição de forma gradual, fazer um bom planejamento, e nunca tomar uma decisão impulsiva. O ideal é se organizar e fazer um plano estratégico. Pode-se fazer, por exemplo, um estudo sobre o mercado de trabalho de TI.

Em conclusão, o profissional que deseja mudar de carreira precisa ter uma noção que é necessário investir tempo e dinheiro, e ainda, estudar. Em alguns casos, ele deverá fazer uma segunda graduação ou ainda uma especialização. Uma boa dica é procurar saber se ele tem o perfil necessário para atuar com tecnologia. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.