Emprego: dicas para começar a carreira como tradutor

Garanta uma boa renda e ótimas oportunidades de trabalho

A tradução é uma área de atuação cada vez mais almejada por diversos profissionais, que são atraídos pela possibilidade de uma boa rentabilidade, liberdade, carreira, e desenvolvimento pessoal. Além disso, o trabalho como freelancer possibilita ao tradutor operar de qualquer lugar do mundo.

O requisito fundamental é ser fluente na língua que deseja prestar o serviço. Existem oportunidades para pessoas que falam inglês, espanhol, italiano, chinês, etc. Enfim, é um mercado amplo e muito requisitado nos dias atuais, visto que a demanda é crescente e regular, com a possibilidade de receber em moedas internacionais.

Pessoas formadas em letras ou que moraram no exterior são as mais indicadas para a profissão. É preciso ser fluente na língua para conseguir apresentar um bom trabalho de tradução. Ademais, ser tradutor garante ao profissional se aproximar de outras culturas, conhecer o mundo, e ser bem pago pelo serviço.

Se você já sabe falar uma língua, pode dar um passo inicial para ingressar nesta profissão. O mercado atual apresenta o cenário ideal para o tradutor. Todavia, é um trabalho bastante requisitado. Entretanto, deve-se observar que o início de carreira não é fácil. Para ajudá-lo apresentamos algumas dicas para capacitá-lo a exercer a profissão:

1 – Escolha o idioma

Na maioria das vezes você já possui uma segunda língua, mas há pessoas que sabem falar vários idiomas. É interessante escolher o que você tem mais facilidade, de forma a se tornar proficiente na língua. Aliás, procure se conhecer melhor e ter uma noção da qualidade de seu trabalho. Se achar que pode melhorar, estude!

2 – Adquira certificados da língua estrangeira

Possuir um certificado que comprove a sua eficiência na língua não é obrigatório, mas pode ajudá-lo a abrir várias portas no mercado de tradução. É uma boa maneira de se destacar dos concorrentes. Em suma, alguns cursos de idiomas e específicos de tradução oferecem certificados de conclusão. Aproveite!

3 – Treine sempre que puder

Para se tornar proficiente em uma língua, é preciso treinar ela todos os dias. Vale a pena assistir a filmes no idioma, ler livros, procurar por sites internacionais, conversar com amigos, etc. Em síntese, o indicado é que você passe algumas horas do dia imerso na língua estrangeira.

4 – Crie um portfólio para atrair clientes

Ter um bom portfólio pode auxiliar o profissional a conseguir inúmeros trabalhos. Ele pode ser utilizado como prova de que você está apto a realizar o serviço. Do mesmo modo, é uma estratégia eficaz, que mostra sua qualificação. Você pode escrever diversos artigos na língua escolhida sobre os assuntos que deseja trabalhar.

5 – Tenha um currículo de qualidade

Um currículo qualificado pode ser a porta de entrada para atuar em uma empresa de traduções, ou mesmo um trabalho terceirizado. Fique de olho para que o documento não tenha erros de digitação e um formato adequado. Esta será a sua primeira apresentação para a organização que deseja trabalhar. Valorize-a.

6 – Procure conhecer profissionais da área

A princípio, fazer um bom networking pode ajudar a encontrar muitos trabalhos de tradução. Com uma rede de contatos fortalecida é possível trocar experiências, conhecer novos mercados, e conquistar trabalhos de tradução. As redes sociais como o Linkedin e o Facebook são ótimos lugares para se encontrar por profissionais da área.

7 – Mostre seu trabalho

Apareça para o mercado. Dessa maneira, você pode colocar em seu perfil nas redes sociais que trabalha com tradução. Ou ainda, fazer uma página na internet apresentando seu trabalho. Vale ressaltar que é preciso ter cuidado ao colocar textos de empresas que preferem que a tradução não seja divulgada.

8 – Procure por oportunidades na internet

A rede mundial de computadores possui milhares, senão milhões de oportunidades para o trabalho de tradutor. Você pode pesquisar nos sites de buscas as vagas relacionadas a sua língua de preferência Desse modo, existem sites exclusivos para trabalhos de freelancers que podem ser uma porta de entrada para a sua nova profissão.

9 – Faça trabalhos voluntários

O trabalho voluntário pode ser uma ótima estratégia para fortalecer seu currículo e ganhar experiência. Você pode encontrar várias oportunidades na internet, inclusive em páginas internacionais. Em conclusão, é uma maneira de fortalecer seu aprendizado da língua e criar novas relações profissionais, que podem ser bastante úteis no futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.