Empreender no mercado fitness: conheça desafios e vantagens desse nicho

Empreender no mercado fitness: conheça desafios e vantagens desse nicho

Tudo que você precisa saber sobre o nicho de mercado fitness para empreender com mais segurança

Saiba que investir no mercado fitness é uma grande opção de lucratividade para empreendedores que querem se manter por muito tempo no mercado. Por isso que hoje, nós vamos identificar os desafios e vantagens de empreender no mercado fitness.

O que é o mercado fitness?

O mercado fitness envolve todos os negócios relacionados com o setor de saúde, beleza e bem-estar. Normalmente, as pessoas assíduas ao mercado fitness são aquelas que buscam qualidade de vida e atividades físicas para manter a saúde.

Como funciona esse mercado no Brasil?

O funcionamento do mercado fitness no Brasil ocorre de três formas:

  • Negócio próprio: geralmente possui na sua administração, pessoas graduadas em Educação Física, que precisam contratar pessoas habilitadas em administração e contabilidade para orientar o negócio. Além disso, é necessário realizar investimentos na área de marketing para divulgação da empresa.
  • Licenciamento: onde os empreendedores conseguem licenciar as marcas para utilizar no seu negócio. Esse tipo de funcionamento exige investimentos em marketing, podendo usar a marca como carro-chefe de marketing.
  • Franquias: os empreendedores adquirem uma franquia já estruturada e com marca consolidada, não necessitando grandes investimentos em marketing.

Seja qual for o formato de empresa escolhido, este segmento é democrático e favorece o crescimento de diferentes empreendedores.

Você também pode gostar:

Nichos para investir no mercado fitness

Empreender no mercado fitness - Reprodução Canva
Empreender no mercado fitness – Reprodução Canva

Como o mercado fitness se diversificou diante da crise?

Um dos principais desafios enfrentados pelo mercado fitness é incentivar o retorno das pessoas para voltar às práticas de atividades físicas, bem como consumir itens e serviços do mercado fitness.

Além disso, houve a necessidade de se adaptar ao “novo normal”, onde as pessoas deixaram de realizar atividades físicas e desta forma, reduziu muito o seu condicionamento físico.

Desta forma, surgiram dois tipos de pessoas: aquelas que estão ávidas pelo retorno e recuperação do tempo perdido; e aquelas que deixaram o sedentarismo tomar conta e não retornaram à realização de atividades físicas.

E assim, as academias, personal trainer e controlers aproveitaram o momento para captar o primeiro grupo. Além disso, granes franquias do mercado fitness de academias, investiram em marketing para buscar o segundo grupo de pessoas ao retorno da realização de atividades físicas.

Os segmentos de moda e acessórios esportivos também tiveram grande crescimento, mas possuem o desafio de manter suas lojas com a oferta das principais tendências do mercado, onde a tecnologia atuou com força neste setor.

Por outro lado, as pessoas se voltaram para valorizar o consumo de alimentação saudável, o que fez com que os restaurantes voltados para a alimentação saudável tivessem um grande crescimento. Além disso, cresceram muito os segmentos de marmitas fitness, produtos congelados fitness, entre outros.

Outros setores que tiraram proveito desta necessidade de aumento da qualidade de vida têm-se o mercado de suplementos, e de estética e cosméticos.

O setor de estética se desenvolveu muito considerando que os tratamentos estéticos ajudam a aumentar a autoestima das pessoas, pois sabem que dá resultados na definição do corpo, e do rosto.

Quais os principais desafios do mercado fitness?

Sendo assim, um dos maiores desafios do mercado fitness é possuir educadores físicos habilitados nas mais diferentes modalidades de atividades físicas. Esta habilitação se dá ao nível de pós-graduação, que direciona o educador físico para as diferentes áreas de atuação.

Além disso, somente podem trabalhar em academias, professores de educação física detentores de bacharelado, imposição feita pelo Conselho Federal da profissão, e muitos educadores físicos que trabalhavam em academias, possuíam licenciatura.

Outro desafio encontrado pelas academias é o descontrole financeiro, uma vez que possuem vários alunos, e a taxa de inadimplência é grande. Por isso da importância de um administrador para gerenciar a academia.

Impõe-se como desafio aos segmentos de moda e acessórios, a grande tecnologia existente no mercado, que criam diariamente diferentes tecnologias embutidas na confecção das roupas e acessórios.

Mesmo assim, o crescimento acentuado do setor, faz com que as pessoas invistam cada vez mais no setor, buscando superar os desafios do mercado, e aumentar a sua lucratividade.

As oportunidades de negócio são enormes, por isso, o empreendedor tem condições de superar os desafios e empreender com sucesso.

Empreender no nicho de mercado fitness é no mínimo, uma excelente ideia para expansão dos negócios. Uma vez que a busca pela qualidade de vida, exige investimentos das pessoas nos segmentos do mercado fitness.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.