Como empreender com pouco dinheiro

Descubra forma de investir sem gastar muito

O brasileiro aprendeu a se reinventar sempre. É por isso que muitas pessoas ainda têm medo das mudanças na economia. Por conta disso, muitos evitam entrar no mundo do empreendedorismo. Sendo assim, trouxemos algumas dicas para você começar a empreender com pouco dinheiro. Confira nossas dicas de empreendedorismo.

Pensamentos iniciais para começar a empreender com pouco dinheiro

Começar a empreender com pouco dinheiro -- Reprodução Canva
Começar a empreender com pouco dinheiro — Reprodução Canva

A decisão de empreender vem como resultado da falta (ou pouca opção) de emprego. É muito comum que as pessoas  comecem seus negócios pensando em ser algo apenas temporário. Mas, geralmente, percebem que são boas empreendedoras e continuam em frente de maneira rentável.

Dessa forma, sugerimos alguns passos a serem seguidos por quem quer começar a empreender e, assim, abrir seu próprio negócio:

  • Estude sobre empreendedorismo e mercado;
  • Crie um bom plano de negócios;
  • Formalize sua empresa;
  • Estude muito sobre marketing digital;
  • Acompanhe sempre os resultados;
  • Busque ajuda especializada. 

Perceba que, para começar o seu próprio negócio, não precisa fazer nenhum investimento. Sendo assim, basta fazer uma boa pesquisa na internet será bastante útil para aprender mais sobre esses assuntos sugeridos.

Dicas para começar empreender com pouco dinheiro

Na sequência, vamos apresentar modelos de negócios possíveis de empreender com pouco dinheiro.

Ramo de marmitas e alimentos congelados

A compra de alimentos congelados teve sua alta no período pandêmico, já que as pessoas passaram a ir menos no mercado. Além disso, muitas pessoas passaram a ficar mais em casa e, consequentemente, fazer as suas próprias refeições. 

O Ministério da Economia apontou um crescimento de 130% no mercado de marmitas. Com a volta das atividades os trabalhadores estão sendo exigidos muito mais e, dessa forma, o ramo de marmitas aumentou consideravelmente.

Investir nesse mercado é promissor, uma vez que você pode oferecer uma grande variedade de alimentos de qualidade em melhor preço. Você pode, também, se especializar em um tipo de alimentação para produzir as marmitas: naturais, veganas, fit, convencionais do tipo PF, entre outros.

Delivery de comidas

É um segmento que traz comodidade para o cliente, pois recebe a sua comida em casa ou no trabalho. A atividade nesse ramo alavancou no período da pandemia e possui grande tendência de permanecer por muito tempo.

Investir em nichos específicos de alimentação

Confira os dados! Só no Brasil, existem:

  • Cerca de 30 milhões de vegetarianos e 7 milhões de veganos;
  • Por volta de 40% da população brasileira é atingida pela intolerância à lactose;
  • 13 milhões de brasileiros sofrem com o diabetes.

Esses são apenas alguns grupos de pessoas que buscam uma alimentação bem específica, mas muitos outros grupos existem.

Dessa forma, investir em refeições para algum dos grupos específicos têm a tendência de ser lucrativo, pois a concorrência vai ser baixa e, além disso, a procura vai ser grande.

Revender produtos

Para revender produtos não é necessário muito investimento. Nesse caso, a dica é revender produtos que você também gosta de consumir. Por isso, dê seu toque pessoal nas vendas e desenvolva suas próprias estratégias. Com o tempo você vai adquirindo a prática em revender produtos.

Presentes personalizados 

Entre alguns exemplos de presentes personalizados, estão as cestas de aniversário, café da manhã, livros, agendas, caixas, canetas, bonés e etc. São muitas ideias!

Trabalhar com presentes personalizados, principalmente em datas comemorativas, é uma boa opção para gerar bastante dinheiro.

Maquiagem e cabelo em casa

Fazer maquiagem e cabelo em casa, atendendo a domicílio, é uma opção para quem busca por atendimento personalizado. Esse serviço evita que as pessoas percam horas no salão de beleza. Nesse caso, pode ser realizado com horários estendidos, dentro da necessidade das clientes!

Reforço escolar para crianças e adolescentes

O reforço escolar é, sem dúvida, uma boa opção. Mas, pode ser um pouco difícil se você não levar em conta duas coisas básica: é fundamental saber lidar com crianças e dominar os conteúdos escolares. Mas, apesar disso, segue sendo algo positivo, pois é possível prestar esse atendimento de forma presencial ou online.

Criação de conteúdo digital

Essa área de atuação é ótima para quem tem facilidade em criar e interagir nas redes sociais, além de ter uma boa escrita, falar bem e gostar de internet.

Por fim, pense em criar conteúdo e investir para ganhar dinheiro! Muitas vezes, o investimento não é alto e, com o passar do tempo, você também vai acabar fidelizando os seus novos clientes.

Curtiu as ideias? Essas são apenas algumas dicas simples para que você possa começar a empreender com baixo investimento. Agora que você já sabe disso tudo, pense bastante sobre o assunto e descubra qual a melhor área para você iniciar nesse bom caminho. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.