Portas fechadas – Abra as portas à gestão estratégica – Parte 3

Veja as principais estratégias e recursos sugeridos para o empreendedor, mediante análise dos índices referentes aos motivos que levam as empresas a fecharem as portas definitivamente .

Dividimos a série “Portas Fechadas” em 6 partes. Nesta terceira parte falaremos sobre os dados que o Sebrae aponta como base para fechamento das empresas.

Trouxemos dados de uma pesquisa do Sebrae sobre os motivos que levam as empresas à falência. Os dados da pesquisa estão corroborados com a descrição dos motivos apurados.

Gestão

Continuaremos a lista sobre as sugestões para que a sua empresa não entre nas estatísticas da falência, baseadas nos dados levantados pela pesquisa do Sebrae.

Empresas que adotam a inovação como guia de negócio costumam somar 71% das empresas que permanecem abertas, contra 58% das que encerram suas atividades.

Falhas na gestão

Para o SEBRAE, as falhas na gestão empresarial englobam uma série de fatores que não são levados em consideração pelos empreendedores.

  • Os primeiros pontos nos quais os empreendedores falham:
  • O aperfeiçoamento de produtos e serviços;
  • Capacitação de mão de obra;
  • Acompanhamento das tecnologias:
  • Acompanhar as estratégias da concorrência;
  • Saber detalhadamente quais são os custos de cada produto/serviço, bem como, as receitas e despesas incorridas.

Investir na manutenção

É vital investir na manutenção do seu negócio. O investimento inicial não é o único que se faz necessário, para que a empresa continue viva é preciso que parte do retorno financeiro volte para a mesma.

Estratégias e recursos

Invista no desenvolvimento de estratégias e recursos, por exemplo, a pesquisa mostra que a estratégia para atrair clientes com base na oferta de produtos/serviços personalizados foi mais vantajosa.

Isso quando comparado a estratégia baseada somente nos custos, representando 38% das empresas que permanecem abertas contra 31% das empresas que fecham, isso sem levar em consideração outras estratégias que podem ser combinadas a essa ou não.

Continuaremos a falar sobre os investimentos que o empreendedor deve fazer na empresa para evitar a falência, de acordo com o levantamento do Sebrae.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.