Portas fechadas – Não tranque suas oportunidades – Parte 5

A pesquisa do Sebrae apontou o comportamento do empreendedor como um dos motivos para que as empresas fechem as portas em até 2 anos. Veja como não adotar essa postura negativa.

Dividimos a série “Portas Fechadas” em 6 partes. Nesta quinta parte falaremos sobre os dados que o Sebrae aponta como base para fechamento das empresas.

Trouxemos dados de uma pesquisa do Sebrae sobre os motivos que levam as empresas à falência. Os dados da pesquisa estão corroborados com a descrição dos motivos apurados.

Continuaremos a lista sobre as sugestões de investimentos para que a sua empresa não entre nas estatísticas da falência, baseadas nos dados levantados pela pesquisa do Sebrae.

Comportamento do empreendedor

A pesquisa do Sebrae apresenta o comportamento do empreendedor como fator de relevância à permanência da empresa no mercado.

De acordo com a pesquisa, 84% dos empresários que se preocupam com a qualidade e eficiência do seu negócio, representam as empresas que permanecem abertas.

Perfil do cliente

O perfil dos clientes, de maneira genérica, mudou.

O consumidor hoje é muito mais exigente e possui muito mais liberdade para transitar no mercado, não basta somente preço bom, é preciso ter qualidade para oferecer.

Esse conceito é intrínseco à empresa, os processos têm de ser pensados baseando-se na qualidade e eficiência que o empreendedor quer ofertar.

Política interna negativa

Uma empresa está fadada ao fracasso quando:

  • Adota uma política interna que não desburocratiza os processos,
  • Não permite que os departamentos se comuniquem com clareza;
  • Amarra processos e não dá à equipe automação na rotina;
  • Negligencia cada etapa dos processos;
  • Não se preocupa em manter um bom relacionamento da gestão com a equipe; bem como, um bom relacionamento com os fornecedores.

Na próxima parte desta série falaremos sobre a liderança na postura do empreendedor, e como isso pode fazer diferença nos resultados da sua empresa.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.