O empreendedor precisa atuar através de gestão direcionada no mercado atual, considerando os diversos fatores inerentes à era digital. Por isso, o empreendedorismo na era digital pode ser desafiador.
Muitos entrantes no mercado ficam aquém do seu potencial e acabam fechando suas portas em menos de dois anos. Isso porque na era digital não basta você ter uma ideia inovadora, é necessário que a sua ideia seja direcionada por meio de estratégias de gestão. Somente através de uma atuação estratégica, o empreendedor consegue direcionar a sua marca no mercado, alcançando o seu público-alvo de forma natural e gerando valor para a sua marca.
Por isso, embora o entrante no mercado, por muitas vezes, domine a sua atividade operacional, ele deve entender a necessidade da administração da empresa desde a ideia inicial do negócio; já que o plano de negócios da empresa deve ser direcionado para que ela não fique aquém do mercado.
Sendo assim, utilizar ferramentas de gestão como a análise Swot ou a análise de Ansoff, por exemplo, pode ser um fato relevante para o empreendedor. Visto que poderá abordar um plano de negócios a partir de um diagnóstico preciso sobre o mercado e sobre a relevância de seus produtos ou serviços.
Além disso, é fundamental que o empreendedor acompanhe as tendências de mercado e as modificações na jornada de compra do cliente. Visto que, no mercado atual, o nível de concorrência é muito elevado e o cliente não possui um comportamento estático.
Por isso, a fidelização do cliente deve ser trabalhada desde o início da marca, através de um produto qualificado e de um atendimento resolutivo, dentre outros aspectos que amparam uma empresa de maneira holística,. Tais como a correta gestão de estoque e o cumprimento do prazo de entrega. Ou seja, são muitos os fatores que impactam na atuação empreendedora na era digital.
Porém, todos esses desafios podem fazer parte de uma grande oportunidade, já que a era digital também permite que uma marca de pequeno porte se torne líder de um determinado nicho, sendo uma grande vantagem competitiva na atualidade. Já que é possível que uma empresa de pequeno porte obtenha a atenção do cliente de uma grande marca através de um direcionamento estratégico de suas ações de marketing digital e por meio de outros diferenciais da empresa.