Elimine Excessos na Elaboração do seu Currículo

Tenha direcionamento na elaboração do seu currículo 

A elaboração do currículo é fundamental para que o candidato se destaque e seja chamado para uma entrevista de emprego. Por isso, trouxemos algumas dicas para que elabore um currículo atualizado e informativo.

Cuidado com excessos

Os principais campos de um currículo precisam de fluidez, sem excessos de informações. Por isso, insira seus dados pessoais, porém, não há necessidade de inserir número de documentos ou filiação, por exemplo.

Além disso, deve inserir informações referentes ao seu objetivo, já que esse é um ponto fundamental para que o selecionador opte por um candidato e o convide para uma entrevista de emprego.

Experiência e formação da última ou atual para a mais antiga

Deve informar a sua formação acadêmica e experiência profissional, sempre em ordem cronológica, começando da atual (ou recente) para a última experiência.

É importante que coloque suas habilidades e conhecimentos extras, essas informações são primordiais em um currículo. No entanto , todas elas precisam constar de forma sucinta para que não haja excessos e poluição visual. 

Muitas experiências profissionais?

Por exemplo, para uma pessoa que possui uma extensa experiência profissional, não é viável que faça um currículo com exatamente todas as empresas pelas quais já passou. Pois, por muitas vezes, pode ter até mudado de área de atuação, e essa informação integralmente não é relevante no processo seletivo.

Insira suas experiências mais atuais, bem como, as que tiveram mais impacto e relevância para a sua trajetória profissional.

Relate a sua trajetória profissional em uma única empresa

No entanto, se teve poucos empregos ou apenas um, é importante que conte no currículo o seu histórico dentro dessa empresa. Colocando promoções, mudanças de função, projetos importantes etc.

Primeiro emprego

Para o primeiro emprego é importante que o candidato demonstre interesse em aprender e insira informações referentes a trabalhos voluntários, projetos e atividades desenvolvidas na faculdade, por exemplo.

Esses pontos apontados são básicos para a elaboração de um currículo. No entanto, é importante inserir informações relevantes caso tenha outras situações, como programas de intercâmbio, implementações, participação em projetos sociais etc.

Linkedin 

As habilidade específicas pertinentes à área da vaga são relevantes. Por isso, devem constar na construção do seu currículo. Além disso, é importante que o candidato faça uso do Linkedin, pois é uma ferramenta bastante positiva na busca por um emprego.

Por isso, mantenha o seu Linkedin atualizado e veja nosso artigo sobre LinkedIn para candidatos. Dessa forma, aumenta sua chance de sucesso no direcionamento de sua trajetória profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.