Eletrônico e whey protein: veja lista de interesses dos brasileiros para Black Friday

Edição de 2023 da Black Friday vai ocorrer no próximo dia 24 de novembro. Pesquisa revela maiores interesses dos brasileiros

Daqui a menos de um mês, milhões de brasileiros de todas as regiões do país estarão aproveitando os descontos da Black Friday. Este ano, um dos eventos mais importantes do calendário do varejo deve ocorrer no dia 24 de novembro, e muitas pessoas já estão se planejando para realizar as suas compras.

Mas quais são os gostos dos brasileiros? O que eles estão pretendendo comprar na Black Friday deste ano? Para tentar responder estas perguntas, o Google contratou a empresa Offerwise. A ideia é tentar descobrir as preferências dos consumidores, e o que eles mais devem comprar no evento do próximo dia 24 de novembro.

A preferência dos brasileiros na Black Friday

De acordo com a pesquisa, os eletrônicos estão no topo da lista de preferência dos brasileiros nesta Black Friday. Os resultados mostraram que nada menos que 69% dos entrevistados pretendem comprar algo deste categoria no dia 24 de novembro. Estamos falando de itens como:

  • celulares;
  • computadores;
  • eletrodomésticos;
  • televisores.

O estudo em questão ouviu 2 mil brasileiros das classes A, B e C, e também revelou que a compra de itens eletrônicos são aquelas que fazem o consumidor brasileiro se planejar mais. Afinal de contas, estamos falando de produtos notadamente mais caros.

Além dos eletrônicos

Mas não são apenas os eletrônicos que estão na lista de interesses dos consumidores brasileiros. A mesma pesquisa também revelou que existem outros destaques, como:

  • vestuário (53%);
  • beleza e cuidado pessoal (37%);
  • suplementos (aumento de 24% no interesse em relação ao ano passado).

Por falar em aumento de interesse, é importante frisar que esta elevação foi percebida em 24 das 27 áreas pesquisadas. Destaques também para os setores de casa e construção, automotivo e eletroportáteis.

“[Na pandemia], todo mundo ficou em casa e pesquisou mais, porque foi obrigado. O consumidor começa a pesquisar todos os tipos de categoria”, afirma Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google no Brasil.

“O brasileiro está mais online, aprendeu melhor a pesquisar online. Tem a disponibilidade, mais empresa disponibilizando serviços e produtos online. Quem sabe essa vai ser a Black Friday de mais categorias do que estamos acostumados”, completou ele.

Eletrônico e whey protein: veja lista de interesses dos brasileiros para Black Friday
Até mesmo suplementos alimentares estão sendo mais buscados. Imagem: José Cruz/ Agência Brasil

Aumento do otimismo

Todo este aumento de percepção pode estar ligado ao aumento do otimismo em relação aos números da economia no Brasil. Ainda de acordo com a pesquisa, 68% dos entrevistados disseram que acreditam que a situação econômica da sua família vai melhorar até o final do ano.

Para se ter uma ideia, esta mesma pergunta foi feita também no mesmo período do ano passado. Na ocasião, apenas 45% dos consumidores contavam com esta percepção de melhora econômica.

Buscas no Google

Outro importante dado que pode ser usado para medir o interesse dos brasileiros na Black Friday deste ano, é o nível de buscas no Google. Dados oficiais apontam que no terceiro trimestre deste ano, as buscas relacionadas ao termo no Brasil tiveram um salto de 114% em relação ao mesmo período do ano passado.

A informação em questão foi confirmada pelo google nesta quinta-feira (26). A empresa também confirmou que esta foi a maior alta para esta data desde o ano de 2019.

E quem vai trabalhar na Black Friday

Se por um lado, milhões de brasileiros estão ansiosos para fazer compras na Black Friday, por outro, milhares de cidadãos querem aproveitar a data para conseguir um emprego. E o fato é que as chances de contratação de pessoas nesta época do ano devem aumentar no decorrer das próximas semanas.

Um levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo revelou que mais de 22 mil vagas temporárias de emprego serão oferecidas por varejistas no Brasil. A ideia é contratar mais funcionários para que eles atuem não apenas na Black Friday, mas também no período de natal e de ano novo.

Só o Mercado Livre, por exemplo, planeja contratar mais de 5,6 mil pessoas para o período da Black Friday. Mas esta não é a única varejista que deverá realizar contratações.

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