Eficiência energética: entenda a importância do Selo Procel e veja dicas para economizar

Entenda a importância do Selo Procel e veja dicas para economizar. Saiba mais sobre o conceito de eficiência energética!

Eficiência energética é um conceito sustentável na atualidade. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. 

Eficiência energética: entenda a importância do Selo Procel e veja dicas para economizar

Quando se discute energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço (“realizar trabalho”) com menos energia.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cada um de nós pode contribuir para um uso mais eficiente da energia, buscando equipamentos mais eficientes, ou seja, aqueles que usam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade de energia útil.

o substituir uma lâmpada incandescente (daquelas redondinhas de vidro com um fio que brilha), por uma lâmpada de LED (que utiliza componentes eletrônicos para produzir luz), por exemplo, estamos promovendo uma ação de eficiência energética, pois as lâmpadas de LED consomem até 90% menos que as incandescentes, informa a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Objetivo

Com o objetivo de promover o uso eficiente de energia elétrica, foi criado o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro. Ele fornece as informações sobre a  eficiência energética dos equipamentos, de acordo com informações oficiais.

Desta forma, na hora de comprar um equipamento, poderemos escolher o mais eficiente. Essa etiqueta também estimula a fabricação de produtos cada vez mais eficientes. 

Selo Procel

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) destaca que, especificamente para eletricidade, existe o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel. Coordenado pela Eletrobras, o programa tem como seu principal símbolo o Selo Procel.

A EPE explica que o Selo Procel indica ao consumidor os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro da sua categoria (ventiladores de teto, lavadoras automáticas, geladeiras). 

Assim, se você for a uma loja para comprar um eletrodoméstico e escolher aquele com o selo Procel, saberá que este produto consome menos energia que outro equivalente sem o selo, proporcionando economia na conta de eletricidade e acarretando menos impactos no meio ambiente, explica a publicação oficial.

Por outro lado, os fabricantes de produtos como: lâmpadas, TVs, aparelhos de ar-condicionado, etc. tentam fazer produtos cada vez mais eficientes para receberem o selo Procel, beneficiando toda a sociedade, destaca a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Vejam algumas dicas fáceis de serem aplicadas no nosso dia a dia:

  • Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.
  • Terminou de utilizar o computador ou de ver televisão? Então desligue.
  • Utilize o chuveiro elétrico na posição correta: “verão” quando o tempo estiver quente e “inverno” quando estiver frio.
  • Evite banhos prolongados, economize água.
  • Ao comprar novos equipamentos para casa, sempre lembre seus pais de optarem por aqueles com selo Procel ou Conpet.
  • Não abra a porta da geladeira sem necessidade, nem a deixe aberta por muito tempo. Afinal, geladeira não é TV para ficar assistindo.
  • Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.
  • Não deixe as torneiras pingando e verifique se as descargas estão vazando, destaca a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.