Volta às aulas: 5 recursos que auxiliam alunos com deficiência

Segurar pincéis, canetas ou lápis pode ser um gesto corriqueiro para a maioria das pessoas. Porém, para pessoas com deficiência esse pode ser um desafio, inclusive, para sua inclusão na educação.

Foi pensando nisso que, desde a virada de chave, a Mercur colocou como uma de suas prioridades desenvolver produtos para facilitar atividades de vida diária e promover uma educação mais igualitária. O resultado desse processo é uma linha de engrossadores, facilitadores e materiais escolares acessíveis, que integram a campanha de volta às aulas da empresa com o tema “Aprender para a Vida”.

Com essa frase, a organização quer reforçar que, para além de provas e notas, a educação é um processo contínuo. “Houve uma lacuna da educação na escola e isso tem um impacto muito grande para as famílias.

Por isso, decidimos reforçar essa mensagem de uma educação pensada de maneira mais ampla, se adequando ao cenário de pandemia que estamos vivendo”, afirma Fernando Uhlmann, colaborador da área de Relacionamento da Mercur. Na linha de produtos para pessoas com deficiência esse é um tema ainda mais forte, pois a autonomia e a independência conquistada com esses itens se refletem na vida toda.

Os engrossadores são os principais produtos da linha da Mercur em relação a educação, pois auxiliam pessoas com dificuldade de preensão a segurar diversos objetos. Cada um deles tem diferentes usos e objetivos.

Multiuso

Escrever ou mesmo escovar os dentes pode ser mais fácil se o controle sobre a ferramenta for maior. O Engrossador Multiuso Mercur facilita as atividades de vida diária (AVD’s) porque torna os equipamentos em geral mais robustos, facilitando sua pega. Disponível em duas apresentações: o vermelho que facilita o manuseio de objetos mais finos como lápis e canetas e o verde, que pode ser utilizado em objetos mais grossos, como escovas de dentes, pincéis e pentes. Assim como todos os engrossadores, serve para destros e canhotos.

Engrossador Grip

É um suporte feito de borracha que também se encaixa em materiais como lápis, canetas, pincéis finos e outros. Melhora o controle da escrita, não deixa o instrumento escorregar das mãos ou da mesa e, principalmente, alivia o cansaço dos dedos. O Engrossador Grip Mercur é indicado para pessoas que conseguem segurar o lápis/caneta com o indicador e o polegar (movimento de pinça) e necessitam maior precisão na escrita.

Engrossador Horizontal

Suporte feito de borracha que auxilia pessoas que têm dificuldade de preensão e que mantêm o antebraço em pronação (dorso da mão para cima), tendo dificuldade para segurar utensílios de escrita. Ele posiciona lápis e canetas para que a pessoa possa ter a experiência do riscar, escrever, desenhar e pintar.

Engrossador de talheres

É um recurso de Tecnologia Assistiva que auxilia pessoas com dificuldade de preensão palmar no uso de utensílios como facas, garfos e colheres de mesa. Este dispositivo serve para engrossar a espessura do cabo dos talheres, facilitando a pega. Suas dimensões possibilitam o uso com a maioria dos talheres de modelos convencionais disponíveis. Há um modelo para talheres com cabo de metal e outro para talheres com cabos de madeira ou de polímero.

Em discos

Também facilita atividades da vida diária (AVDs), oferecendo mais conforto às pessoas com dificuldade de preensão, tornando o ato de escrever ou pintar um momento ainda mais feliz e prazeroso.

O Engrossador formado por discos verdes é leve e macio. Mais pesado e rígido, se comparado ao verde, o Engrossador amarelo facilita a estabilização dos membros superiores no momento da escrita. Podem ser montados de diferentes formas, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Para usar, a saber, basta escolher o formato desejado, encaixar os discos no utensílio conforme o gabarito. É possível criar outras combinações para montar o seu engrossador.

E então, gostou do conteúdo?

Leia também outro artigo relacionado: Estratégias para a inclusão de alunos com deficiências múltiplas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.