USP é a universidade brasileira com mais cursos entre os 100 melhores do mundo

Ranking divulgado nesta quarta-feira (3) aponta que seis universidades brasileiras somam 33 cursos entre os 100 melhores do mundo. Na lista do ranking QS World University Rankings by Subject, a Universidade de São Paulo (USP) lidera com 32 cursos entre os 100 melhores. 

Além da USP, também tiveram cursos avaliados entre os melhores do mundo outras cinco universidades brasileiras. A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vem em seguida, com quatro cursos, e a UFRJ, com três cursos. Já a Unesp (Universidade Estadual Paulista), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) entram no ranking cada uma com um curso.

Segundo Ben Sowter, diretor de pesquisa da QS, o ranking a relevância do curso e da universidade, de acordo com parâmetros estabelecidos pela instituição. A avaliação analisa os cursos de graduação e também os de pós-graduação, em diferentes campi das universidades.

Em entrevista ao G1, Sowter explicou:

“Uma das coisas mais importantes a se reconhecer é que não estamos medindo a qualidade do ensino. Estamos medindo a posição acadêmica, a empregabilidade dos graduados, o impacto da pesquisa e a produtividade da pesquisa. Portanto, não estamos capturando o efeito da suspensão das aulas presenciais”.

De acordo com o ranking, os melhores cursos do Brasil são os de Odontologia da USP, da Unesp e da Unicamp. Já a segunda melhor avaliação foi para os cursos de Engenharia do Petróleo da USP e da Unicamp. Em terceiro lugar ficou o curso da USP de Engenharia de Minérios e Mineração.

Fonte: G1.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UFES divulga oferta de vagas para a 1ª edição do Sisu 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.