Unicamp tem cinco professores entre os mais importantes do país

Eles aparecem no ranking de melhores pesquisadores em Ciência da Computação e Eletrônica

A Unicamp tem cinco docentes entre os 22 brasileiros que aparecem no ranking de melhores pesquisadores do país em Ciência da Computação e Eletrônica, elaborado pelo portal Guide 2 Research, que reúne notícias, informações, conferências e periódicos da área. A pesquisa elegeu os pesquisadores mais influentes de acordo com o impacto de suas pesquisas e publicações.

Foram consideradas três métricas para a avaliação: número de citações contabilizadas; publicações catalogadas pelo Digital Bibliography & Library Project (DBLP), repositório de Ciência da Computação vinculado à Universidade Trier, na Alemanha; e o chamado índice H, número utilizado para avaliar a média entre a quantidade de publicações de um pesquisador e o impacto que elas têm no meio científico.

Aparecem no ranking os professores José Claudio Geromel, Pedro Peres e Fernando Von Zuben, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), José Mario Martinez, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), e Alexandre Falcão, do Instituto de Computação (IC).

Para o diretor da FEEC, professor José Alexandre Diniz, o desempenho da unidade é o reconhecimento pelo trabalho que ela desenvolve desde sua origem. “Isso enaltece o trabalho feito historicamente pela nossa faculdade, que sempre esteve entre as melhores escolas da área no Brasil e na América Latina. Expõe o ótimo trabalho desenvolvido, é um orgulho para todos nós”, comemora o diretor.

Ele também ressalta o quanto o reconhecimento reforça a importância da ciência para a sociedade: “Estamos em uma época em que a importância das universidades é questionada, mas a própria pandemia do coronavírus mostrou o quando a ciência é necessária”.

O pesquisador eleito, Fernando Von Zuben, se decida à área de inteligência computacional e diz que o seu trabalho impacta diretamente a vida da sociedade, uma vez que a Engenharia de Computação desenvolve soluções simples e de fácil aplicação no dia a dia das pessoas.

*Com informações do portal da Unicamp

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.