Seleção via Enem para vestibular da Unicamp 2021 é pouco provável

A modalidade de ingresso via Enem é aplicada pela Unicamp desde o exame 2019 e, para o edital relativo ao ano de 2021, ela previa reservar 645 vagas, o equivalente a 20% do total

Com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 sendo aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021, como anunciou na quarta-feira (8) o Ministério da Educação (MEC), a comissão organizadora dos vestibulares da Unicamp (Comvest) avalia como “pouco provável” selecionar candidatos por meio de notas da prova.

A decisão do MEC pegou a instituição de surpresa. O diretor do grupo, José Alves de Freitas Neto, disse que essa modalidade de ingresso só pode ser mantida caso o calendário acadêmico dela no próximo ano seja revisto.

“No atual cronograma não há espaço, a Unicamp aprovou o calendário de início das aulas em 15 de março […] Na proposta anterior eram dias 10 e 17 de janeiro [provas escritas do Enem], permitindo que tivéssemos os resultados em 60 dias”, explica o diretor da Comvest.

O MEC definiu que as provas impressas irão ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro para 5,7 milhões de inscritos, e os resultados serão divulgados a partir de 29 de março.

A modalidade de ingresso via Enem é aplicada pela Unicamp desde o exame 2019 e, para o edital relativo ao ano de 2021, ela previa reservar 645 vagas, o equivalente a 20% do total – com exceção das vagas nos cursos do Instituto de Artes. De acordo com Freitas Neto, a expectativa é de que uma definição sobre o assunto seja divulgada em até dez dias pela reitoria, quando a Unicamp e as outras universidades estaduais paulistas devem estabelecer quais serão as datas para os vestibulares 2021.

Caso esta forma de seleção seja excluída, todas as oportunidades serão transferidas para o vestibular tradicional, que tem provas previstas para o primeiro bimestre do próximo ano em virtude de reflexos do novo coronavírus. Inicialmente, o processo seletivo teria início marcado para novembro.

Na seleção anterior, a Unicamp contabilizou 17,3 mil inscritos para as vagas via Enem. “Caso o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] possa oferecer resultados individuais [dos candidatos] em um prazo menor procuraremos manter o edital”, pondera o diretor da Comvest. De acordo com o MEC, resultados do Enem são previstos para 29 de março. *Informações do G1.

Enem 2020

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (pessoas afetadas por problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.