UFV analisa etapas de planejamento para retomada de aulas remotas

Estão previstas nas etapas a formação docente, a consolidação do período remoto emergencial e o retorno pós-pandemia

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) informou no início desta semana, que vem conduzindo um processo de discussão com a comunidade acadêmica sobre uma proposta de retomada com aulas remotas na instituição. A medida ocorre após o Ministério da Educação (MEC) estender a autorização até o fim de 2020.

Conforme a UFV, são previstas as seguintes etapas:

Diagnóstico e Planejamento;

  1. Formação docente;
  2. Consolidação do período remoto emergencial;
  3. Retorno pós-pandemia.

Em nota, a instituição ponderou que, atualmente, as etapas 1 e 2 já estão em desenvolvimento. Na primeira, foi encaminhado à comunidade acadêmica um cronograma de ações para auxiliar no direcionamento das discussões pelos colegiados e pelas representações estudantis.

A Pró-reitoria de Ensino aguarda as contribuições dos docentes e estudantes para embasar a preparação da minuta, com a participação das diretorias e representações estudantis, a ser encaminhada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Na etapa 2, o objetivo é capacitar todos os docentes para a utilização de ferramentas de Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) que permitam o trabalho de educação remota com qualidade. Conforme a UFV, serão oferecidos, também, cursos de capacitação para servidores técnico-administrativos e para estudantes – tutores e monitores – que auxiliarão os docentes no oferecimento de aulas remotas.

Na terceira, a CEPE vai definir um calendário escolar, a partir de uma resolução. Já na quarta, acompanhará as recomendações das autoridades sanitárias e diretrizes estabelecidas pelos Comitês Operativo de Emergência e Pós-pandemia da Universidade. Além do Protocolo de Biossegurança, para retorno das atividades nas instituições federais de ensino.

Na última etapa também ficará definido como os espaços da UFV poderão ser, gradualmente, utilizados para atividades presenciais. *Informações do G1

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.