Secretaria de Educação da Bahia solicita ao MEC que adie o Enem 2020

Por meio de ofício, a Secretaria de Educação da Bahia (SEC) solicitou ao Ministério da Educação (MEC) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 seja adiado. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela realização do exame, as provas ocorrerão em janeiro e fevereiro de 2021.

Desse modo, as provas da versão impressa do Enem 2020 estão previstas para os dias 17 e 24 de janeiro. Já o Enem Digital deve acontecer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As provas do Enem PPL 2020 estão marcadas para os dias 23 e 24 de fevereiro. Além disso, a reaplicação das provas para os estudantes que estiverem com covid-19 no dia do exame deve ocorrer na mesma data do Enem PPL.

Assim sendo, a Secretaria de Educação da Bahia solicitou ao MEC que as provas ocorram apenas em maio de 2021. Essa é a segunda vez que a SEC solicita à pasta e ao Inep  a prorrogação da aplicação do exame. Assim, no ofício mais recente, o secretário da Educação Jerônimo Rodrigues aponta o aumento expressivo das taxas de casos da covid-19. A taxa de contaminação pelo novo coronavírus teve alta recente acentuada em todo território brasileiro.

Nesse sentido, Rodrigues chama atenção para o risco ao qual os estudantes estão expostos:

“Entendemos que não é razoável expor milhões de estudantes ao risco de aglomeração e contaminação quando o adiamento das provas – não falamos em cancelamento – terá impactos financeiros e logísticos administráveis e plenamente justificáveis face ao valor incalculável de tantas vidas”, disse o representante da SEC.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.