Saeb: termina hoje (15) prazo para verificação de resultados preliminares

Inep registrou até o momento o cadastro de 90% das 70.613 escolas públicas participantes da avaliação

Os resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 estarão disponíveis para a verificação das escolas participantes até as 17h59 (horário de Brasília), desta segunda-feira (15). O prazo é o mesmo para eventual interposição de recurso, após a conferência. O sistema on-line está aberto desde 31 de maio. Para acessar as informações, é necessário efetuar o cadastro do representante legal do estabelecimento de ensino.

Até a última quarta-feira (10), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou o cadastro de 90% das 70.613 escolas públicas participantes da avaliação, que só podem visualizar seus resultados.

A equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) elaborou um manual, o “Guia de Acesso – Resultado Preliminar e Recurso”, para auxiliar no processo de consulta e elaboração de eventuais recursos. Ele está acessível na área de documentos do Saeb, no portal do Inep.

Os resultados são apresentados por etapa avaliada (5º e 9º anos do ensino fundamental; 3ª e 4ª séries do ensino médio tradicional e integrado) para as escolas públicas que participaram com, no mínimo, dez estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos e que, cumulativamente, atingiram taxa de participação de pelo menos 80% dos estudantes matriculados, como prevê a Portaria n.º 366, de 29 de abril de 2019. As escolas que participaram por amostra não têm resultados divulgados individualmente, e as informações obtidas compõem os dados por unidade da Federação, região geográfica e Brasil.

Saeb 2019

Os testes da avaliação foram aplicados no final de 2019 para 7,6 milhões de estudantes matriculados em 291 mil turmas, em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do país. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, aferidos no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas por meio do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A divulgação do Ideb e dos resultados finais do Saeb deve ocorrer no segundo semestre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.