Rio: Matemática e Língua Portuguesa são as disciplinas mais pedidas pelos estudantes

Aplicativo lançado pela Prefeitura do Rio tem mais de 3,3 milhões de acessos

Estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro colocaram as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa como as mais solicitadas no aplicativo de estudos, lançados pela Prefeitura do Rio desde o início da suspensão das aulas presenciais. Recentemente, o órgão recebeu 35 mil respostas de pais e alunos da rede, no formulário disponibilizado pela secretaria, para analisar o aplicativo de estudos SME Carioca 2020.

A intenção da pesquisa é tornar a ferramenta mais eficiente e manter os estudantes mais ativos em suas rotinas de atividades escolares. Com mais de 3,3 milhões de acessos, as atividades de matemática despontam em primeiro lugar, com 69%, seguido pela língua portuguesa, com 67%, e em terceiro lugar, 37% para atividades de ciências.

Grande parte dos alunos (80%) acessa o aplicativo pelo celular, enquanto que 8,8% o fazem pelo computador e 8,6% pelo notebook. Cerca de 60% acessam o aplicativo diariamente e 76% conseguem realizar as atividades propostas totalmente. E 58,1% preferem responder os exercícios propostos no próprio caderno e os demais optam por fazer cópias de todo o material proposto ou de parte das atividades.

Já 62% dos responsáveis informam que acompanham o acesso do aluno enquanto ele está na internet. A maioria considera que o mais importante no aplicativo é justamente a possibilidade de acompanhar os conteúdos escolares junto aos filhos – já que o app está aberto para todo mundo; 39% citam a facilidade de acesso ao aplicativo como um dos principais atrativos.

“Esse dado é muito importante para nós da educação porque derruba o mito de que os responsáveis não acompanham o processo de estudo”, disse a secretária municipal de Educação, Sueli Pontes.

O app oferece atividades para os alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos da rede estudarem durante o período de suspensão das aulas. O app já foi visualizado por usuários até de outros países como Estados Unidos, Canadá, Argentina, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Japão e México, e de diversos estados e municípios do Brasil, além de outros municípios do Rio de Janeiro. O aplicativo pode ser baixado via celular e computador no link.

“O objetivo é aperfeiçoar a produção do material de complementação didático carioca em função da análise do formulário. Já estamos aperfeiçoando a linguagem, colocando mais atividades de matemática e facilitando o acesso a vídeos e links. E aprimorando a linguagem para o responsável, tornando mais acessível para entendimento e acompanhamento das atividades”, comenta a coordenadora de materiais pedagógicos da secretaria, Fátima Cunha.

Outras formas de estudar

Além do aplicativo, a Secretaria Municipal de Educação já oferece uma série de recursos para os alunos estudarem durante o período de suspensão das aulas. O conteúdo didático também está disponível no site da MultiRio – produtora audiovisual de conteúdos educativos em diversas mídias que trabalha junto à comunidade escolar – que ainda disponibiliza aulas virtuais.

Os professores da rede municipal de ensino também estão repassando conteúdos e atividades por meio de redes sociais, como Youtube, Facebook e WhatsApp.

A SME também está desenvolvendo conteúdos específicos para a plataforma de aulas digitais da Microsoft Teams. Plataforma de matemática, acessível pelo sistema Matific, também está disponível para os alunos. Os alunos que não possuem acesso ao conteúdo digital vão receber os materiais impressos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.