Projeto que prevê uso de verba federal para volta às aulas presenciais é aprovado no Senado

Na última terça-feira (1º), o Senado aprovou projeto que libera o uso de recursos federais para a volta às aulas. O Projeto de Lei (PL), no entanto, ainda deve passar por votação na Câmara dos Deputados.

De acordo com o PL 3.892/2020, estados, Distrito Federal e municípios poderão usar os recursos a em ações de segurança sanitária na retomada das aulas presenciais na rede pública de ensino.

Nesse sentido, os recursos poderão ser usados para a adequação da infraestrutura das escolas. Ou seja, para garantir a adequação das medidas sanitárias cabíveis. Assim, o PL permite a compra e a distribuição de  equipamentos de proteção individual e material de higiene. Com esses recursos, os estados e municípios  poderão contratar serviço de internet para aqueles que não puderem voltar às aulas presenciais. Além disso, o uso dos recursos poderá ser direcionado a outras medidas, como o treinamento de profissionais, por exemplo.

Uso de recursos da área da Saúde

O PL prevê entre os recursos para essas ações as verbas direcionadas para enfrentamento da pandemia e recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A senadora Kátia Abreu (PP-TO), que é autora da proposta, afirmou que há adequação no uso de recursos da saúde pois as ações “impedem a disseminação e o contágio da Covid-19”.

Assim, o relator do PL, Fabiano Contarato (Rede-ES) explicou ainda que não há desvio de finalidade:

“O uso de recursos da saúde em ambiente escolar não afasta ou contraria a previsão de vinculação àquela área. A essência da proposição, embora se preste à higidez do ambiente escolar necessário ao fazer educacional em todas as suas especificidades, remanesce na saúde pública”.

Para a volta às aulas presenciais, o PL prevê a adequação diante de alguns fatores:

  • a orientação cientifica;
  • a curva de contágio;
  • o número de óbitos;
  • a deliberação da respectiva comunidade escolar;
  • a apresentação, pela família, de relatório sobre a situação da saúde dos membros que residem com o estudante.

O PL determina ainda que, se a volta às aulas aumentar o número de transmissão do vírus, as autoridades devem recomendar a suspensão.

Fonte: Agência Brasil.

Gostou do texto? Então deixe seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.