Novo secretário de Educação do RJ pedirá adiamento das aulas na rede estadual

As aulas nas escolas públicas do estado voltariam no próximo dia 5 de outubro

O novo secretário da Educação do estado do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, deve reavaliar a situação atual das escolas em meio à pandemia de Covid-19.

Escolhido pelo governador em exercício Cláudio Castro, o líder da pasta da educação assumiu que solicitará o adiamento do retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino estaduais.

De acordo com a última estimativa do governo, essa reabertura das escolas públicas geridas pelo estado ocorreria no próximo dia 5 de outubro. Mas agora, estima-se que as aulas retornem somente em 2021.

“Precisamos fazer um grande esforço conjunto com Ministério Público, Defensoria, Tribunal de Justiça e Secretaria de Saúde nessa questão”, disse o secretário em entrevista ao blog do Edimilson Ávila no portal G1.

Educação na quarentena como desafio

Além disso, ressaltou que não pode-se esquecer da difícil missão de democratizar o ensino com as escolas fechadas. “O enfrentamento da educação na quarentena da Covid-19 será o grande desafio no curto prazo”, emendou.

A saber, Comte assume a Educação RJ no lugar de Pedro Fernandes, preso na Operação Catarata 2, suspeito de desvios na Fundação Leão XIII. A nomeação de Comte sairia em uma edição extra do Diário Oficial ainda nesta sexta-feira (25).

Escolas particulares do RJ reabrem

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região emitiu autorização para que as escolas do Rio de Janeiro reabrissem a partir desta segunda-feira (14). O Notícias Concursos já havia adiantado que a justiça permitiu volta às aulas nas instituições particulares, mas que a prefeitura aguarda STF.

O responsável pela permissão é o desembargador Carlos Henrique Chernicharo, que suspendeu uma liminar anterior que impedia a retomada.

Assim que saiu a decisão, o Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Sinepe), divulgou nota oficial. Nela, há o reforço da necessidade de seguir os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades.

Entram nas exigências o uso de máscaras, assim como a troca delas a cada três horas, higienização constante de carteiras e escalonamento dos horários de entrada e saída dos alunos.

Leia outra notícia relacionada – Educação na pandemia: 46% dos professores não sabem se alunos aprendem com aulas remotas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.