Mulheres que revolucionaram a educação brasileira

A presença das mulheres na educação, de diversas maneiras, precisa ser sempre recordada e celebrada. Conheça nomes marcantes!

Mulheres na educação brasileira: muita gente não sabe, mas elas foram essenciais para a construção de todo o contexto educacional do país.

Exemplos de luta pela igualdade e por pautas relevantes para a sociedade, merecem ser constantemente lembradas.

O que acha de conhecer alguns dos nomes mais importantes para a educação de diversas épocas?

Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810 e 1885)

Um dos símbolos do feminismo em uma época em que as mulheres não podiam estudar formalmente. Esteve à frente na luta para igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

Sua vivência em um convento de carmelitas em Pernambuco, abriu portas para o amor à literatura. Tornou-se escritora e educadora, tendo publicado 15 livros e artigos acerca dos direitos femininos.

Em 1838, fundou um dos primeiros centros educacionais para a instrução de meninas, o Colégio Augusto, no Rio de Janeiro.

Adélia Sigaud (1840)

Sem dúvida, uma das maiores referências brasileiras quando o assunto é educação inclusiva. Cega desde criança, Adéle Marie Louise Sigaud foi a primeira brasileira a aprender a ler pelo método Braille.

Engajou-se não só na defesa das mulheres na educação, mas também em pautas cruciais para os povos indígenas e escravos.

Foi Adélia – seu nome aportuguesado á época – que motivou Dom Pedro II a fundar o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, no qual se tornou professora.

Armanda Álvaro Alberto (1892 – 1967)

Se hoje os brasileiros podem ter acesso à educação pública, gratuita e laica, deve-se ao trabalho realizado por Armanda Álvaro Alberto.

Em 1921, ela encabeçou a fundação da Escola Proletária de Meriti. Essa foi a primeira instituição a ter uma biblioteca à disposição dos alunos e a oferecer merenda gratuita.

É algo que pouca gente conhece, mas que foi crucial para a inclusão de milhões de brasileiros no sistema educacional, apesar de atualmente ainda enfrentarmos dificuldades.

Rosalina Coelho Lisboa Larragoiti (1900 – 1975)

Jornalista e poetisa, Rosalina Coelho foi a primeira brasileira enviada ao exterior em 1932 para uma missão de cunho intelectual.

Participou do comitê de responsável pela aprovação e regulamentação da radiodifusão educativa no Brasil. Era a única mulher a integrar o grupo.


Sem dúvidas são nomes históricos, mas que precisam ser mais disseminados. Afinal, a presença das mulheres na educação, de diversas maneiras, precisa ser sempre celebrada.

E você, o que acha dessa discussão?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.