Mais de 7 mil estudantes migram da rede privada para a pública no Paraná

Queda na renda familiar devido à pandemia tem peso na decisão dos pais

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem causado muitos efeitos negativos na educação e também na economia. No Paraná, a crise está provocando a migração de estudantes da rede particular para a pública. De acordo com a Secretaria de Educação do estado, o fenômeno já atingiu 7.763 alunos nos desde o início da pandemia.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o Paraná foi um dos primeiros estados a implementarem a educação a distância na rede pública em decorrência da pandemia, no início de abril. Atualmente as aulas são transmitidas na TV aberta e por meio de aplicativos de celular e no YouTube. Para os alunos sem acesso à internet, a secretaria envia o material impresso.

Em outros estados, as secretarias de educação não possuem ainda um número oficial sobre a migração de alunos para a rede pública. Porém, o levantamento tem sido feito por cada órgão. Em São Paulo, por exemplo, a secretária observou a migração de estudantes e deve anunciar em breve o número.

Queda na renda familiar

Para muitas famílias, a pandemia do novo coronavírus causou a queda da renda familiar. É o caso da jornalista Camila Raugust, 41 anos, que mantinha sua filha de nove anos em uma escola particular de Porto Alegre (RS). Por ser autônoma do setor de eventos, a profissional viu sua renda mensal cair no primeiro semestre do ano. A mensalidade da filha no colégio custava R$ 1.500.

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba (Sinepe/PR) considera o volume pouco significativo até o momento, uma vez que a rede de ensino particular atende cerca de 480 mil alunos.

Rede pública se prepara para receber alunos

A Secretaria Estadual de Educação do Paraná informou que, no momento, a rede está dando contas das novas matrículas por conta do ensino a distância. O estado ainda possui cerca de 100 mil vagas presenciais disponíveis. Porém, a instituição alerta que nem sempre será possível os pais escolherem o local ou a escola que seus filhos ficarão alocados.

Com a possibilidade do retorno às aulas, a secretaria acredita que poderá ter falta de lugares nas turmas presenciais. Ao todo, 1,03 milhão de alunos estão matriculados na rede pública de ensino do Paraná, de acordo com a Sinopse Estatística da Educação Básica de 2019.

*Com informações da Folha de S.Paulo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.