Habilidades funcionais: Como promover autonomia na educação especial

Habilidades funcionais são aquelas habilidades que um aluno precisa para viver de forma independente. Um objetivo importante da educação especial, por exemplo, é que os estudantes ganhem o máximo de independência e autonomia possível, seja sua deficiência emocional, intelectual, física ou uma combinação de duas ou mais (múltiplas) deficiências.

As habilidades se definem como funcionais, desde que o resultado apoie a independência do aluno. Para alguns, essas habilidades podem estar aprendendo a se alimentar. Para outros alunos, pode ser aprender a usar um ônibus e ler os horários do ônibus. Podemos separar as habilidades funcionais como:

  • Habilidade de vida
  • Habilidades acadêmicas funcionais
  • Habilidades de aprendizagem baseadas na comunidade
  • Habilidades sociais

Habilidade de vida

As habilidades funcionais mais básicas são aquelas que geralmente adquirimos nos primeiros anos de vida: caminhar, alimentar-se, ir ao banheiro e fazer solicitações simples.

Os estudantes com deficiências de desenvolvimento, como os transtornos do espectro do autismo, e deficiências cognitivas ou múltiplas significativas, muitas vezes precisam ter essas habilidades ensinadas por meio de modelagem, decompondo-as e o uso da Análise Comportamental Aplicada

. O ensino de habilidades para a vida também requer que o professor / profissional conclua análises de tarefas apropriadas para ensinar as habilidades específicas.

Habilidades acadêmicas funcionais

Viver de forma independente requer algumas habilidades consideradas acadêmicas, mesmo que não conduzam ao ensino superior ou à obtenção de um diploma. Essas habilidades incluem:

  • Habilidades matemáticas – as habilidades matemáticas funcionais incluem contar o tempo, contar e usar dinheiro, equilibrar um talão de cheques, medir e compreender o volume. Para alunos com melhor funcionamento, as habilidades matemáticas serão expandidas para incluir habilidades vocacionais, como fazer mudanças ou seguir um cronograma.
  • Artes da linguagem – A leitura começa com o reconhecimento de símbolos, progredindo para a leitura de sinais (pare, empurre) e prossiga para a leitura de instruções. Para muitos alunos com deficiência, eles podem precisar de textos de leitura suportados por gravações de áudio ou leitura de adultos. Ao aprender a ler o horário do ônibus, uma placa no banheiro ou instruções, um aluno com deficiência ganha independência.

Habilidades de aprendizagem baseadas na comunidade

As habilidades de que um aluno precisa para ter sucesso de forma independente na comunidade muitas vezes precisam ser ensinadas na comunidade.

Essas habilidades incluem usar transporte público, fazer compras, fazer escolhas em restaurantes e atravessar ruas nas faixas de pedestres.

Com muita frequência, os pais, com o desejo de proteger seus filhos com deficiência, funcionam excessivamente para seus filhos e, sem saber, impedem que eles adquiram as habilidades de que precisam.

Habilidades sociais

Habilidades sociais geralmente são modeladas, mas para muitos alunos com deficiência, elas precisam ser ensinadas de forma cuidadosa e consistente. Para funcionar na comunidade, os alunos precisam entender como interagir de forma apropriada com os diferentes membros da comunidade, não apenas a família, colegas e professores.

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