Geografia: Conceitos importantes sobre Globalização

A globalização afeta diretamente nossas vidas e é um dos assuntos mais recorrentes em vestibulares e no ENEM

A globalização é um fenômeno de escala global que dissemina informações em tempo real. Ou seja, revolucionou os meios de comunicação no mundo todo.

Importante dizer que a globalização afeta diretamente nossas vidas, pois engloba diversas áreas que fazem parte do cotidiano como a economia, dinheiro, cultura, arte, esporte, meio ambiente, política, gastronomia, entre outros.

Por essas outras que é sempre algo abordado nos vestibulares e no ENEM, geralmente na parte de geografia.

Esse fenômeno deve aparecer com força nas próximas avaliações, principalmente em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Muito se fala sobre a facilidade com que o vírus se espalhou no mundo, direcionando os efeitos negativos à globalização.

Conheça os principais conceitos para ajudar em seus estudos. 

Principais agentes da globalização

As empresas transnacionais são os principais agentes do processo, assim como a população, os blocos econômicos, os Estados, entre outros agentes.

Alguns países se destacam na globalização como EUA, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, China entre outros. Esses países exportam sua tecnologia para outros países facilitando a entrada de produtos nos mercados do mundo todo.

Pois é, muitos países cresceram tecnologicamente e economicamente, graças ao avanço do Neoliberalismo, onde o Estado é menor e o poder fica concentrado na mão das grandes empresas.

Ou seja, os meios de produção estão centralizados nas mãos das grandes empresas. Isto significa que as empresas que dominam a economia global.

Com esse cenário houve uma flexibilização das leis trabalhistas e abertura de fronteiras. Isso significa que empresas tiveram maior liberdade para negociar e expandir.

Principais setores desenvolvidos pela globalização?

Podemos dizer que a globalização mudou o cenário de diversos setores, mas dois deles se destacam transporte e comunicação.

Quando falamos de comunicação, quer dizer diversas áreas dela, como publicidade, marketing e até mesmo para realização de transações financeiras.

Isso revolucionou o modo como as pessoas compram e gastam seu dinheiro. Comprar com cartão de crédito ou débito, transferir dinheiro, vender produtos na internet, muitas vezes fazendo tudo isso apenas com um smartphone.

Já a evolução dos meios de transporte se dá pela facilidade e comodidade nas compras. Hoje em dia entregam compras até por drone.

Consequências da globalização

Como qualquer avanço a globalização tem seus lados bons e ruins. Uma das  consequências mais conhecidas é o hibridismo cultural que é quando as culturas se misturam e os costumes de um povo são experimentados por outros e vice-versa.

O bom do hibridismo cultural é a diversidade, a troca de conhecimento e culturas de um povo. Porém o choque de culturas pode desencadear diversas confusões e o aparecimento da xenofobia por exemplo.

Assim como, islamofobia, medo de terrorismo, são criados diversos estereótipos que podem marcar um povo inteiro negativamente.

Já as consequências econômicas se dá quando as grandes empresas têm mais facilidades para montar oligopólios. Ou seja, algumas empresas dominam o mercado e acabam freando o crescimento de empresas menores.

Outra consequência negativa é a exclusão digital, quem não tem acesso à tecnologia acaba excluído do mundo atual. A desigualdade social continua a existir, mesmo com o crescimento desenfreado da globalização sobretudo na década de 90, com isso percebesse que ela não é o modelo mais justo.

Ainda podemos citar como ponto de atenção o fato da globalização vai servir para todos que tenham situação econômica favorável. E com isso, organizações criminosas também fazem usam desse efeito global para se fortalecer.

Leia também: Saiba mais sobre Toyotismo e sua influência para a globalização

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.