Educação: Tipos de bolsas de graduação

Todos os anos milhares de estudantes ingressam em um curso em um instituição de ensino superior. No entanto, poucos deles conhecem as possibilidades disponíveis a partir do momento que estão inseridos no contexto acadêmico. Uma das vantagens oferecidas são as bolsas para alunos de graduação. Elas consistem na oferta de  um desconto para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Para a maior parte dos brasileiros, cursar a faculdade é uma questão desafiadora, principalmente pela escassez de oportunidades acessíveis. Por isso, separamos uma lista com os principais tipos de bolsas oferecidas a estudantes de graduação.

De olho nas possibilidades

Bolsa Enem

Essa talvez seja a modalidade de benefício mais conhecida. A nota do Enem serve tanto para o vestibular quanto para concorrer a uma porcentagem de desconto. Assim, basta procurar as universidades participantes e se informar sobre todos os requisitos. A lógica é que, quanto maior a nota, maior a porcentagem de desconto a ser obtida pelo aluno. O desconto pode chegar até 100% da mensalidade, ou seja, o aluno é isento de pagar pelo curso.

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo visa, por meio de um auxílio financeiro, ajudar os alunos de baixa renda a ingressarem em um curso de graduação. Essa renda é direcionada à manutenção dos estudos, dos gastos do aluno e de sua rotina acadêmica durante o tempo em que estiver fazendo o curso.

Bolsa Transferência

O formato de transferência consiste na mobilidade de alunos entre universidades parceiras. Ou seja, o aluno deve transferir sua matrícula para qualquer instituição que participe do mesmo programa. A vantagem é que o aluno pode receber descontos de até 60 % pela mobilidade externa.

Bolsa de Primeiro Semestre

Por fim, uma outra opção interessante são as bolsas de primeiro semestre. Elas se tratam de descontos oferecidos apenas na primeira parte do curso. O valor da bolsa pode chegar até 20% da mensalidade e, com certeza, é uma ótima alternativa para o aluno que está endividado, mas não quer abrir mão de sua educação.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.