Educação na pandemia: Órgão de Saúde dos EUA afirma que aulas presenciais podem ser seguras

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), principal órgão de saúde pública dos EUA, a vacinação dos professores não deve ser pré-requisito para a reabertura das escolas. Mesmo que seja importante, a vacinação não deve ser vista como prioridade já que é possível aulas presenciais com segurança mesmo sem a vacinação.

O CDC afirmou nesta sexta-feira (12) que as aulas presenciais podem ser seguras com a adoção de algumas medidas como o uso de máscaras e o distanciamento social, entre outras estratégias. Tais recomendações estão no guia do CDC para o retorno às aulas presenciais nos EUA durante a pandemia. No entanto, o documento não se trata de uma ordem que obriga a volta às aulas presenciais. 

Os funcionários do órgão de saúde deixaram bem claro que  o CDC não pode obrigar as escolas a reabrirem. Por outro lado, essas recomendações podem servir de incentivo para que as escolas retomem as aulas presenciais cientes de que podem ser seguras, desde que cumpram os protocolos. As autoridades afirmam que há fortes evidências de que o ensino presencial pode funcionar, especialmente para as séries iniciais.

O novo guia do CDC inclui medidas já estabelecidas em documento anterior e traz ainda outras recomendações, além do alerta de que os protocolos devem ser seguidos com maior rigor. Para que as escolas estejam seguras, é preciso implementar as medidas de maneira consistente.

Assim, o uso de máscaras deve ser obrigatório e precisa de uma cobrança mais enfática. Além disso, o guia recomenda a lavagem das mãos; a desinfecção das instalações; testes de Covid; e rastreamento de contatos com o vírus para evitar novas infecções dentro da escola.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário.

Veja Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.