Educação Montessoriana x Tradicional: Conheça as diferenças principais

A educação tradicional vem sendo contestada ora ou outra por grupos de educadores, pedagogos e até mesmo pelos pais. Há quem deseje algo diferente para a educação atual, com sentido mais amplificado e sem amarras.

Nesse viés, a pedagogia Montessoriana entra como uma das mais pesquisadas e aplicadas, de fato. Já é uma conceituação antiga, a saber, mas que tem ganhado espaço como nunca nos últimos anos.

A metodologia é italiana, criada pela médica Maria Montessori. Assim como na educação tradicional conta com os agentes principais da escola: alunos e professores. Ah, e também apresenta o espaço escolar como um componente essencial.

Entretanto, a educação montessoriana configura em algo mais plural. De certa forma, ela possui regras para que não haja tantas regras. Pode ser, então, algo confuso para muitos educadores, pais e estudantes. Mas, talvez, a implementação de pelo menos parte desse conceito poderia deixar as escolas atuais um pouco mais atrativas.

Selecionamos as principais diferenças entre a educação tradicional e a montessoriana para você conhecer e tirar suas conclusões.

Conceito de educação

Na educação tradicional:

O conceito de educação no modelo tradicional, o qual estamos acostumados, tem a ver com a transmissão de conhecimentos de um agente para o outro. Ou seja, do professor ao aluno por método formal, com teorias que devem ser absorvidas pelos estudantes.

As aulas no conceito tradicional o de educação são elaboradas para uma sala de aula e não para cada aluno. A partir disso, elas ocorrem de maneira global, partindo do professor de uma forma única para todos, mas nem todos vão absorver de uma forma.

Afinal, as pessoas são diferentes. Nesse sentido, os alunos acabam precisando se moldar para aprender aquilo para que consigam levar adiante sua aprendizagem, passar de ano, ter boas notas, etc.

Na educação montessoriana:

Ainda há uma sala de aula, um professor e os alunos. Mas na educação montessoriana o ensino ocorre de maneira autônoma e empírica. Os professores vão avaliar o estilo de aprendizagem de cada um de seus estudantes, o que é algo bem difícil para aplicação na educação pública brasileira, por exemplo.

O olhar direcionado do professor vai conseguir criar espaço para que os alunos se desenvolvam holisticamente. Isso porque serão trabalhados diversos modelos de aula e não somente o de teorias passadas para a memorização.

Aulas na educação montessoriana tendem a ser mais dinâmicas, com trabalhos sensoriais, lúdicos e permitindo que as crianças evoluam em suas habilidades, a partir de suas próprias experiências. Elas tendem a amadurecer socialmente, emocionalmente, bem como intelectualmente.

Autonomia do aluno

Como falamos, o aluno na educação montessoriana tem mais autonomia do que no método tradicional.

As salas de aula já são montadas para que os alunos se sintam mais livres para poderem se expressar e vivenciar o ambiente escolar. Por exemplo: estantes de livros mais baixas e brinquedos à disposição, mas sempre tudo muito bem organizado e limpo.

Dessa forma, elas podem conhecer mais facilmente e sob o seu interesse as texturas, formas, percepção visual e sonora, letras, animais, enfim, tudo o que estiver ao seu alcance. Por isso é imprescindível que as salas tenham recursos múltiplos.

De acordo com o conceito do método montessori, a aprendizagem da criança ocorre de dentro para fora, seguindo o seu próprio ritmo.

Professor como exemplo

Como já falamos antes, os professores vão observar detalhadamente as necessidades de seus alunos, bem como seus anseios, suas dificuldade e aptidões.

A partir dessa observação sensível, poderá trabalhar para incentivá-los de maneira mais eficiente, instigando o interesse, elaborando aulas dinâmicas e produtivas.

O educador na educação montessoriana é tido como um guia, que vai poder auxiliar os alunos, mostrar conceitos e práticas e deixar que eles façam tudo sozinhos e no tempo deles.

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