Educação: Livro mostra a história de 21 estudantes que mudaram a escola

Livro lançado pela associação Quero na Escola retrata a trajetória de estudantes que conseguiram de alguma forma transformar sua própria escola com suas ações. Intitulado “21 Histórias de estudantes que mudaram a escola“, o livro tem como objetivo trazer uma mensagem especial a estudantes da rede básica de ensino por meio do relato das ações desses adolescentes e jovens.

Histórias que inspiram o protagonismo jovem

Desse modo, a iniciativa que tem o apoio do Instituto Unibanco e do Instituto Olga Kos, se vale de personagens da vida real. O livro é, em certa medida, uma maneira de enaltecer o protagonismo jovem e de incentivá-lo. É nesse sentido que uma das autoras da obra, Luciana Alvarez, afirma:

“Reunir em um livro histórias de conquistas educacionais promovidas pelos adolescentes – e não pelos governos, estudiosos ou professores – colabora para o grande esforço da atualidade de colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem. Queremos que essa centralidade seja plena”.

Entre as histórias reais é possível encontrar as personagens Malala Yousafzai e Greta Thunberg, por exemplo. Enquanto Malala lutou pelo direito das meninas à educação, Greta se tornou uma conhecida ativista ambiental por seus protestos e por ser a líder do movimento Greve das escolas pelo clima. Entre esses 21 estudantes que mudaram a escola, há ainda a história de Juliana Tupinambá, que impedida de usar as pinturas de seu povo e o seu cocar na escola, decidiu lutar pela presença de sua cultura na escola.

De acordo com Cinthia Rodrigues, diretora da Quero na Escola e coautora da obra, a escolha dos casos priorizou alunos do ensino básico. “Escolhemos pessoas que mudaram a escola. O nosso recorte é que até existe projeto de apoio ao protagonismo do jovem, mas não pra ele mudar a escola dele ou dela. Sempre casos da educação básica”, disse Cinthia.

As informações são do Porvir.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.