Educação: Ilona Becskehazy foi exonerada da Secretaria de Educação Básica do MEC

O novo chefe do Ministério da Educação (MEC), Milton Ribeiro, tem operado mudanças no quadro de servidores desde que tomou posse, no dia 16 de julho.

Assim, além da demissão de quatro ex-assessores especiais do ex-ministro, Abraham Weintraub, Ilona Maria Lustosa Becskehazy Ferrão de Sousa foi exonerada de seu cargo de chefia da Secretaria de Educação Básica (SEB).

Com assinatura de Walter Braga Netto, ministro chefe da Casa Civil, a exoneração da ex-secretária foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (7).

Milton Ribeiro, por meio de suas redes sociais, anunciou na última quarta-feira (5) que havia feito convite à professora doutora Izabel Lima Pessoa para assumir o cargo no lugar de Ilona. Com o convite aceito, o ministro indicou a professora como nova secretária da SEB. Contudo, a nomeação ainda não feita.

A ex-secretária estava na chefia da SEB desde abril deste ano, quando Janio Macedo pediu demissão do cargo. Após quase um ano atuando como chefe da Secretaria, Macedo se despediu da função no dia 9 de abril.

Hoje, além do afastamento de Ilona, foi publicada também no Diário Oficial da União a exoneração de Maria Fernanda Nogueira Bittencourt. Maria Fernanda era secretária-executiva adjunta da Secretaria-Executiva do MEC.

Ainda em julho, foram afastados quatro dos cinco ex-assessores de Weintraub que eram identificados como parte da ala ideológica mais radical do bolsonarismo.

São eles Auro Hadano Tanaka, Eduardo André Brito Celino, Sérgio Henrique Cabral Sant’ana e Victor Sarfatis Metta. A demissão dos auxiliares foi publicada no Diário Oficial no dia 27 de julho.

Ilona Becskeházy, também era ligada à ala ideológica mais radical.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Acompanhe mais notícias da área de educação aqui.
Veja também Curiosidades: Conheça os órgãos responsáveis pela educação no Brasil.

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/educacao-entenda-o-que-e-de-responsabilidade-do-municipio/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.