Bahia: testes para Covid-19 em alunos começam na quinta-feira (25)

A expectativa é testar 4.667 pessoas, entre estudantes, funcionários e professores da rede estadual de Ipiaú, Uruçuca e Itajuípe

O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que alunos, professores e funcionários passarão por testes para Covid-19 a partir desta quinta-feira (25). O cronograma foi detalhado por ele em entrevista ao Jornal da Manhã. A expectativa é testar 4.667 pessoas, entre estudantes, funcionários e professores da rede estadual de Ipiaú, Uruçuca e Itajuípe.

Os testes serão realizados entre 8h e 13h e ficarão até a próxima terça-feira (30). A meta é alcançar também os estudantes que moram e estudam nos distritos dos três municípios.

“O teste não é obrigatório. Nossa expectativa é que os estudantes estejam motivados a saber a realidade deles e da família. Dialogamos com eles para garantir a testagem nos municípios. Em Ipiaú temos uma comunidade rural, Córrego das Pedras, e a equipe irá até lá. Em Uruçuca também temos um distrito, Serra grande, faremos os testes na próxima localidade. Em Itajuípe não temos escolas em comunidades rurais, mas faremos uma corrida no interior do município para ver se faltou alguém. As escolas têm o endereço e a referência desses alunos. Para professor e servidor é mais tranquilo. Mas para estudantes, queremos nos deslocar até a zona rural, caso seja preciso”, disse o secretário.

Para evitar aglomerações, os estudantes serão organizados por ordem alfabética e notificados pela escola para se apresentarem por turnos. Também serão seguidos os protocolos de segurança, como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os aplicadores dos testes, além de máscara e álcool em gel para a utilização dos estudantes, professores e funcionários.

Em Ipiaú, os testes serão aplicados no Colégio Estadual de Ipiaú, Complexo Integrado de Educação, além do Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú (CAPI). Em Uruçuca os estudantes, professores e servidores serão testados no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro e no Colégio Estadual de Serra Grande. Já em Itajuípe, a testagem será nos Colégios Polivalente e Estadual Luiz Viana Filho.

Jerônimo Rodrigues afirmou que a ideia é conhecer a realidade da comunidade escolar dos três municípios. A medida pode ser estendida para outras cidades em uma etapa posterior, desde que haja disponibilidade de testes.

“Estamos realizando um conjunto de protocolos para entender melhor a realidade da saúde dos nossos estudantes, professores e funcionários. Para isso, além de fazer atividades na própria escola e preparar a parte pedagógica, o governador determinou na última semana que pegássemos três ou quatro municípios para conhecer a realidade da quantidade de estudantes com coronavírus. Pegamos três municípios nessa primeira etapa. A expectativa é fazer em outros”.

As aulas nas escolas baianas estão suspensas desde março. Na última semana, o governador Rui Costa prorrogou a medida até o início de julho. Segundo Jerônimo Rodrigues, enquanto os alunos não retornam, a Secretaria de Educação tem trabalhado para preparar as instituições de ensino para uma nova realidade.

“Estamos nos preparando para quando chegar a hora a gente não perder tempo em correr atrás de preparar escolas com equipamentos de álcool em gel, pias. Estamos adiantando essa etapa do protocolo e aguardando os estudos da Sesab para ver a hora com maior garantia. Estamos fazendo isso também no diálogo com as prefeituras com o setor privado. Estamos aguardando o momento mais seguro possível”, concluiu. Informações do G1 Bahia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.