Acre: alunos começam a ter aulas via TV, rádio e plataformas digitais

Agora a meta é alcançar mais estudantes e reforçar as atividades com conteúdos atualizados e avaliações qualitativas

Para ampliar o acesso ao ensino a distância além da internet, estudantes do ensino fundamental e médio do Acre começaram, nesta segunda-feira (22), a ter aulas via TV e rádio. O governo lançou o programa “Escola em Casa”, que vai alcançar todos os alunos durante o período de pandemia do coronavírus.

As escolas já vinham desenvolvendo atividades remotas desde o mês de abril; e, segundo o governo, 70% dos alunos já estavam sendo alcançados. Agora a meta é alcançar mais estudantes e reforçar as atividades com conteúdos atualizados e avaliações qualitativas.

Segundo o secretário de Educação do Acre, Mauro Cruz, o aluno vai perceber que, mesmo estando fora da escola, não está sozinho.

As videoaulas são direcionadas para os estudantes que moram em áreas urbanas e têm possibilidade de acesso à internet, enquanto as áudio aulas, veiculadas pelas rádios, têm como público-alvo os moradores da zona rural.

A transmissão é feita pelo canal Amazon Sat e rádios Aldeia e Difusora Acreana, além da plataforma educ.see.ac.gov.br.

Em Cruzeiro do Sul, as audioaulas também serão transmitas pela rádio FM Verdes Florestas, numa parceria da Secretaria de Educação com a diocese.

A programação na TV terá duração de três horas pela manhã – das 8 às 11 horas – e duas horas e meia pela tarde, de 14h às 16h30. Já as rádios transmitirão as aulas nos três turnos, duas horas por turno.

Maranhão também adapta ensino

No Maranhão, a Rádio Timbira e as emissoras repetidoras do interior do estado estão transmitindo aulas pelo rádio. O professor Elvis John já tinha experiência em rádio, porque produzia conteúdo como dicas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas aula é uma novidade. Para o professor, o rádio está sendo fundamental e pode se consolidar mesmo depois suspensão das aulas por causa do novo coronavírus.

Mesmo morando na capital maranhense, ela tem dificuldade de acompanhar por outras plataformas. Leanny não tem celular, para ver aulas pelo app, só quando a mãe está em casa, mas depende da qualidade da internet. Das opções, o rádio é a opção preferida da estudante.

Secretária Adjunta da Gestão da Rede e Aprendizagem, da Secretaria de Educação do Maranhão, Nádya Dutra, afirma que as radioaulas têm uma boa adesão, principalmente no interior. Segundo a secretária, é possível ter índice de aprendizagem pelas aulas à distância e afirma que os estudantes serão avaliados no retorno das aulas presenciais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.