Educação financeira: por que ela é importante e o que muda na sua vida?

Aprenda como estudar e incluir os conceitos de educação financeira dentro da rotina do dia a dia

O Brasil tem um dos maiores índices de inadimplência e endividamento na atualidade. Dessa maneira, isso acontece porque a maior parte dos brasileiros não sabe como trabalhar o dinheiro e não conhece a educação financeira.

Por isso esse tópico é tão importante, para que a gente saiba como administrar o que ganhamos e as dívidas, e conseguir seguir sem dívidas e fazendo o dinheiro render. Se quiser entender como funciona, neste post a gente te conta os conceitos.

O que é a educação financeira?

A Educação financeira é a disciplina que estuda as relações entre uma pessoa e o dinheiro que ela tem que gerenciar. Assim, ela ensina como fazer investimentos, como controlar o orçamento, como administrar as finanças e como garantir a saúde da economia familiar.

Por isso, ela é de extrema importância e é uma matéria negligenciada na maioria das casas brasileiras. Ainda não existe um tipo de política pública que inclua esse conteúdo nas escolas brasileiras, dentro da grade curricular.

Portanto, se você não sabe como controlar seus gastos e nem como usar seu dinheiro de maneira inteligente, a chance de acabar se enrolando e acumulando dívidas é muito grande.

Além disso, o dinheiro fica parado e não rende, porque você não aprende como investir e aplicar para gerar lucros. Dessa maneira, outro problema grande é a falta de planejamento para o futuro, evitando a aposentadoria e tornando a velhice menos confortável.

Por isso, é importante investir em uma educação financeira de qualidade, não somente para você, mas também para todos os membros da família, inclusive os mais novos. Somente a educação financeira pode resolver diversos problemas econômicos dentro dos lares brasileiros.

Como a educação financeira pode beneficiar sua vida?

Quando você aprende sobre como usar seu dinheiro de um jeito inteligente, é bem fácil de conseguir fazer seu dinheiro crescer e não ter contas atrasadas para pagar. Dessa maneira, você consegue controlar todo o seu dinheiro e aplicar para conseguir ter lucro e ainda viver com a tranquilidade de ter as contas em dia.

Ainda, uma das maiores vantagens que a educação financeira pode te trazer é ajudar no planejamento da aposentadoria. Para isso, você precisa começar a pensar agora em como que viver no futuro.

Então, você também pode aprender de que maneira guardar o ser dinheiro, e de jeito fazer ele render mesmo parado. Através de poupanças que podem te trazer ganho de juros, ou mesmo o famoso CDB, que funciona quando você empresta o dinheiro ao banco e ele te paga juros por isso. Assim, você obtém o lucro

Leia também: Educação Financeira Descomplicada: Como Economizar, Investir e Alcançar Suas Metas Financeiras

O que é necessário aprender para as finanças?

De maneira geral, você precisa aprender sobre vários tópicos diferentes dentro da educação financeira. Primeiro, e mais importante, como organizar seus rendimentos e suas despesas.

Dessa maneira, você consegue visualizar onde está gastando mais, quais são seus reais rendimentos e o que você pode fazer para guardar um dinheiro a mais. Então, você deve aprender como economizar e cortar os gastos desnecessários.

Com coisas simples você pode fazer para diminuir as despesas do mês, como economizar com os gastos de água e luz, bem como fazer a economia doméstica para não sofrer perdas com alimentos, e como fazer suas compras e ainda sobrar um dinheiro ao final.

Depois, você deve aprender o que fazer com o dinheiro que sobra no final de todo esse processo. Como aplicar seu dinheiro, como fazer com que ele renda e quais as melhores opções de investimento com o valor que tiver disponível.

Essa é uma grande oportunidade de ampliar sua renda e conseguir aumentar o orçamento familiar. Com isso, gera outras formas de renda, e consegue ampliar o leque de possibilidades econômicas.

E por último, você deve aprender a não pensar somente no agora, mas também no futuro. Dessa maneira, você precisa saber como investir na sua aposentadoria, quais as melhores opções para você planejar sua vida quando estiver na velhice, começando com ações hoje, para colher quando estiver na melhor idade.

Portanto, todos esses tópicos são importantes quando falamos sobre educação financeira e os benefícios que ela pode trazer para sua vida. Assim, nunca deixe de aprender como você pode melhorar sua vida, isso vai fazer uma diferença incrível, à partir do momento em que você começa a praticar.

Como aplicar os conteúdos na rotina?

Outra parte fundamental é incluir esses conteúdos de forma prática dentro da sua rotina. Por isso, separamos algumas dicas importantes para iniciar esse processo de forma saudável:

  • Aplique de forma gradativa, não queira mudar tudo de uma vez;
  • Cria cronogramas e rotinas para aplicar a educação financeira;
  • Elabora práticas para adaptar as ações à sua rotina.

Leia mais: Educação financeira PARA CRIANÇAS: como ensinar SEUS FILHOS a lidar com o dinheiro?

Cursos de educação financeira

Diversos cursos gratuitos estão disponíveis hoje na internet para você aprender mais sobre finanças e investimentos. Dessa maneira, todos eles tem uma curta duração e podem ser feito totalmente pela internet.

Os cadastros são muito fáceis e os cursos bem dinâmicos e tranquilos de acompanhar. Por isso, separamos os principais para você escolher qual mais se adapta ao que você precisa:

Portanto, vale a pena você tirar um tempo para investir em aprender um pouco mais sobre como organizar suas finanças, como aplicar seu dinheiro de maneira saudável e como manter sua saúde financeira em dia.

Esperamos que você consiga aplicar tudo o que aprender, e tenha mais tranquilidade para lidar com seu dinheiro todo mês. Afinal, viver sem contas acumuladas e com um dinheirinho sobrando deixa a vida muito mais simples.

Então, não deixe de aprender mais sobre o assunto e o mais importante: aplicar tudo em sua rotina. Não esqueça que viver com a saúde financeira em dia é uma das maiores vantagens que você pode conseguir para sua casa e sua família. Por isso, não deixe de treinar e por em prática tudo o que você aprender nos cursos.

Gostou do conteúdo? Então veja mais artigos sobre finanças e como melhorar sua saúde econômica, fique sempre por dentro das novidades. Além disso, pode deixar sua dúvida ou comentário aqui embaixo que a gente e responde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.