Educação financeira PARA CRIANÇAS: como ensinar SEUS FILHOS a lidar com o dinheiro?

Ações simples podem ajudar os pequenos a entender como lidar com o dinheiro, atribuir metas pessoas e ter um futuro muito mais saudável nas finanças.

Para evitar problemas econômicos na vida adulta, um dos melhores recursos que os pais podem ter é ensinar a educação financeira para crianças. Assim, esses conteúdos podem garantir uma estabilidade muito maior para os pequenos ao longo da vida.

Se você quer ensinar seus filhos a lidar com o dinheiro e garantir a saúde das finanças no futuro, continue por aqui. Afinal, criamos um conteúdo com dicas importantes para mostrar como incluir a organização e educação financeira na rotina familiar.

Qual a importância da educação financeira para crianças?

Durante a vida adulta, vários problemas financeiros que passamos acontecem pela falta de conhecimento adequado. Afinal, quem não entende como trabalhar o dinheiro, com certeza terá desafios maiores na hora de organizar as finanças.

Então, ensinar esse tipo de lição para as crianças é fundamental e ajuda muito na independência. Além disso, separamos mais alguns pontos de importância que a educação financeira pode trazer para as crianças:

  • Prepara para uma vida adulta com saúde financeira;
  • Evita problemas com gastos e dívidas;
  • Desenvolvimento da organização e planejamento;
  • Promoção da independência;
  • Senso de responsabilidade;
  • Atribui metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.

Ainda, com a educação financeira para crianças, é possível gerar nos pequenos uma autonomia maior e um desenvolvimento cognitivo. Portanto, sempre que puder, incentive seus filhos a trabalharem o dinheiro, as metas e o planejamento econômico.

Leia mais: Educação Financeira Descomplicada: Como Economizar, Investir e Alcançar Suas Metas Financeiras

Dicas de educação financeira para crianças

Então, agora que você já entendeu a importância de ensinar educação financeira para seus filhos, é hora de colocar esse aprendizado em prática. Afinal, não é um conteúdo que eles entenderão em apenas um dia.

Assim, aprender a lidar com o dinheiro e gerar bons resultados através disso é um processo contínuo. Portanto, é preciso incorporar algumas ações simples na rotina, que podem fazer toda a diferença. Então, deixamos algumas dicas que podem ajudar nesse momento.

1.Mostrar o uso do dinheiro

A primeira lição importante da educação financeira para crianças é como usar o dinheiro. Assim, você consegue mostrar não somente o valor, mas conceitos importantes como aplicações, investimentos, metas e organização econômica.

Por isso, deixe bem claro qual o papel do dinheiro e o acesso que ele dá para vários outros pontos da vida. Porém, lembre sempre de respeitar cada faixa etária e nível de aprendizado em que seu filho estiver.

2.Use o famoso cofrinho

Uma outra forma divertida e interessante de ensinar educação financeira para crianças é o famoso cofrinho. Assim, ele mostra conceitos de controle financeiro e o estabelecimento de metas para alcançar um objetivo, em relação ao dinheiro.

Para as crianças um pouco mais velhas, e que utilizam o celular, alguns aplicativos podem ajudar nesse momento. Por exemplo, o Cofrinho disponibiliza um programa de metas, organização financeira e um layout bem divertido para armazenar suas finanças.

Além disso, é importante não incluir o porquinho como uma meta “sem prazo”. A intenção é guardar dinheiro com uma finalidade, para chegar a um objetivo que você e seus filhos podem estipular juntos!

3.Cumpra aquilo que prometer – educação financeira para crianças

Ainda, uma informação que precisa ficar muito clara durante o aprendizado da educação financeira é a constância. Por isso, sempre pense bem em todas as metas e promessas que for realizar durante esse processo.

Afinal, a criança não entende tão bem a falta de linearidade, e esse pode ser um registro que ficará guardado para o restante da vida adulta. Então, cumpra tudo o que prometer em relação ao dinheiro, e seja firme em todos os objetivos que estiverem em curso.

Leia também: EDUCAÇÃO FINANCEIRA em 10 passos: veja como APLICAR na ROTINA

4.Ensine a pensar em diferentes prazos

Outra informação importante, que ajuda muito na educação financeira para crianças, é ensinar sobre prazos. Durante a aplicação dos ensinamentos, não deixe de inserir conceitos de curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, a diferença entre comprar um doce agora, e guardar a mesada para comprar um patins daqui a três meses. Dessa forma, você ensina seu filho a trabalhar não somente com o momento presente, mas também a poupar e se planejar para o futuro.

5.Inclua seus filhos em decisões financeiras

Então, depois de ensinar os conceitos básicos, é fundamental que as crianças tenham uma noção real da aplicação. Por isso, outra dica importante é deixar que seu filho participe de alguma decisão financeira da casa.

Assim, ele terá uma noção de participação, de pertencimento e do real sentido das consequências da saúde financeira. Pode ser algo bem pequeno e simples, mas que a criança tenha voz ativa para ajudar a definir.

Ainda, é importante que a criança compreenda os aspectos envolvidos na decisão, e consiga argumentar sobre seu ponto de vista. Essa também é uma ótima forma prática de entender se ele realmente aprendeu as lições de educação financeira.

6.Ensine sobre escolhas – educação financeira para crianças

Uma grande parte de trabalhar a saúde financeira é entender que em vários momentos você precisará fazer escolhas. Seja sobre investimentos, economias, aplicações ou outros tópicos, a tomada de decisões está sempre presente.

Por isso, é fundamental que as crianças tenham essa visão desde cedo. Então, aplique esses conceitos em coisas simples, como comprar um novo brinquedo ou economizar uma parte do dinheiro.

Assim, além de aprender como fazer as economias, as crianças também entendem que escolher faz parte do processo. Afinal, é importante ter essa noção de prioridade, decisões e consequências dentro da educação financeira para crianças.

7.Faça da educação financeira uma rotina

Por fim, outra dica importante para ajudar na educação financeira das crianças é criar o hábito de trabalhar o dinheiro. Afinal, esse não é um ensinamento de momento, que irá sumir com o tempo.

A saúde financeira e controle do orçamento estarão presentes em toda a vida adulta de seus filhos. Por isso, quanto antes eles criarem esse tipo de hábito, melhor e mais preparados estarão para encarar os desafios econômicos que virão.

Ainda, aproveite para conferir outras dicas de educação financeira que podem facilitar muito sua organização das economias. Temos mais conteúdos úteis, para ajudar você a deixar suas dívidas em dia, separar aquele dinheirinho no final do mês e fazer uma renda extra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.