Educação: Brasil participa de estudo internacional de avaliação de leitura

Pela primeira vez, o Brasil foi incluso no Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS). O estudo avalia a capacidade de leitura dos estudantes, além de avaliar a capacidade de escrever, de compreender e de interpretar o texto lido.

As provas que compõem o estudo começaram a ser aplicada em todo o país nesta semana, na última terça-feira (23). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estudantes de escolas públicas e privadas de todas as regiões. 

Desse modo, 6,3 mil estudantes do 4º ano do ensino fundamental de 193 escolas passarão pelas provas de leitura e interpretação de texto.

O estudo internacional leva em conta dois dois eixos para a avaliação: a experiência literária e a aquisição e uso da informação. Nesse sentido, o estudo leva em consideração os fatores externos que podem afetar o desempenho dos alunos na leitura. 

A cooperativa International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA) aplica o estudo a cada cinco anos. Nele, acadêmicos e analistas buscam avaliar e compreender a educação em todo o mundo, com o objetivo de propor melhorias.

Assim, o objetivo é de “analisar tendências de compreensão leitora, além de coletar informações sobre os contextos de aprendizagem, para caracterizar o processo de leitura dos estudantes avaliados nos países que participam do estudo”. 

Os alunos avaliados são os matriculados no 4º ano do ensino fundamental porque é nesta fase escolar que eles ultrapassam a fase de aprender a ler e passam a usar a leitura para aprender diversos assuntos.

Com informações da Agência Brasil.

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