Educação: 87 escolas estaduais de Minas Gerais retomam aulas presenciais na próxima segunda-feira (21)

O governo de Minas Gerais autorizou a retomada das aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de junho. Desse modo, 87 escolas estaduais das séries iniciais do ensino fundamental irão reabrir para as aulas presenciais. 

Conforme definido pelo governo, podem voltar às aulas presenciais os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. No entanto, só têm autorização para reabrir as escolas estaduais que ficam em municípios que estão nas ondas verde ou amarela do Plano Minas Consciente e que a prefeitura não apresentar restrições. Apenas duas regiões do estado estão na onda amarela, o Vale do Aço e o Sudeste de Minas.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) liberou o retorno das atividades presenciais na rede estadual, no dia 10 de junho. Desse modo, a Secretaria de Educação definiu a reabertura das unidades escolares para a próxima semana.

Volta às aulas presenciais não é obrigatória 

O retorno não será obrigatório. Portanto, a decisão por enviar os alunos ou não para as escolas é exclusivamente dos pais e responsáveis. Os estudantes que preferirem continuar em casa poderão acompanhar as aulas de forma remota já que, mesmo com o retorno das atividades presenciais, as aulas on-line terão continuidade.

Na tarde de ontem (18), em entrevista, o governador Romeu Zema explicou que a decisão é da família. “O retorno não é obrigatório. O pai ou mãe que considerar inadequado que ela (a criança) retorne para a escola, ela não terá faltas. Ela pode continuar poderá continuar fazendo o uso do ensino a distância. Então, é uma volta que fica a critério da família”, disse ele.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as escolas deverão cumprir uma série de medidas. Assim, o uso de máscara de proteção respiratória será obrigatório, bem como o distanciamento de 1,5 metro entre os alunos. As unidades ainda deverão definir um rodízio para os alunos que optarem por voltar às aulas presenciais.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Enem Digital 2021 contará com a oferta de mais de 100 mil vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.