Ecoturismo: MMA anuncia investimentos em parques nacionais de MG

Mais de 700 mil hectares em parques nacionais de Minas Gerais receberão investimentos de R$ 150 milhões, de acordo com o MMA. Confira!

Mais de 700 mil hectares em parques nacionais de Minas Gerais receberão investimentos de R$ 150 milhões, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Ecoturismo: MMA anuncia investimentos em parques nacionais de MG

Os recursos serão disponibilizados através de um acordo que substituiu as multas ambientais impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no caso de Brumadinho, e devem financiar ações de proteção e melhorias em sete parques mineiros.

Regiões beneficiadas

De acordo com a recente divulgação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), dentre as unidades beneficiadas estão: Parque Nacional da Serra da Canastra; Parque Nacional da Serra do Cipó; Parque Nacional do Caparaó; Parque Nacional da Serra do Gandarela; Parque Nacional Grande Sertão Veredas; Parque Nacional Cavernas do Peruaçu; e Parque Nacional das Sempre-Vivas.

A divulgação oficial destaca que essas unidades possuem uma grande extensão territorial, que se espalha pelos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Estima-se que os sete parques recebem 380 mil visitantes anualmente, que ajudam a movimentar o ecoturismo e as economias regionais, além de serem essenciais para a conservação da biodiversidade e proteção de nascentes e recursos naturais, ressalta o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Ferramentas e equipamentos

Segundo destaca o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o recurso poderá ser usado, dentre outras finalidades, para a compra de materiais, equipamentos, ferramentas e insumos operacionais para a gestão dos parques; proteção e combate a incêndios florestais; e infraestrutura, edificações e instalações para o ecoturismo.

Tecnologia ambiental

Com o investimento, as unidades poderão fazer o monitoramento de fauna e flora com equipamentos tecnológicos avançados, incluindo implantação de microchips, drones e câmeras, destaca o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Podem fazer, ainda, a modernização dos centros de visitantes e desenvolver as atividades de recreação e contato com a natureza, implantando novas estruturas para tirolesa, balonismo, turismo náutico, cavalgada, canoagem, dentre outros. Também serão adquiridos mais de 70 veículos, 40 computadores, kits de energia solar e sistemas de comunicação e conectividade, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Preservação ambiental

Assim sendo, o investimento viabilizará a conservação de 1.500 km de trilhas, que terão instalados equipamentos de acessibilidade como pontes, passagens, decks, mirantes, banheiros e pontos de apoio, além de sinalização dos caminhos e atrativos. Cerca de 450 km de estradas que dão acesso aos parques também serão beneficiadas com os recursos.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a medida vai contribuir com a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, além de propiciar a conservação da vida nativa desses biomas, o fortalecimento econômico e a qualidade de vida da população das regiões e entornos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.