Que os preços dos alimentos estão em alta não é novidade para ninguém, porém algumas atitudes podem te levar a economizar com alimentação. Tanto é que a cesta básica comprometeu mais da metade da renda de quem ganha um salário mínimo.
Está economia pode até parecer complicada, mas com pequenas ações é possível reduzir o dinheiro gastos com alimentos.
Uma boa alimentação é importante, mas a economia não está na diminuição de itens, mas sim no aproveitamento de todos e o fim do desperdício. Sem mais delongas, veja as dicas que preparamos:
1. Faça uma lista de itens que você realmente precisa
Quando vamos ao mercado, somos tentados por vezes a comprar itens a mais diante de tantas opções. Por isso faça uma lista com itens necessários.
Olhe na dispensa e pense em itens essenciais para sua alimentação. Escolha opções que possam garantir uma boa nutrição para você e sua família.
Aqui vale também comprar frutas e legumes da época. Alguns legumes podem aumentar devido a problemas na safra.
Mas cuidado para não cometer nenhum dos 8 erros ao economizar com alimentação.
2. Compre itens em mercados atacadistas
Mercados atacadistas são conhecidos por apresentarem um bom preço tanto para o varejo e principalmente para o atacado. Por isso, podem ser uma boa opção se você deseja economizar.
Mercados de bairro e até supermercados conhecidos podem ter um preço ainda mais caro. Com o alimento em alta, escolhendo ir a estes mercados o valor da compra final pode pesar ainda mais no seu bolso.
Você também pode aproveitar para pegar promoção de itens no atacado, para aqueles que você sempre usa em casa.
3. Congele e aproveite os alimentos
O desperdício de comida pode também pesar no bolso. Por isso, é importante que você congele os alimentos que são possíveis e aproveite outros.
Por exemplo, com arroz que sobrou, você pode fazer um bolinho de arroz.
Também vale observar todos os itens que têm na sua geladeira, para não deixar nenhum estragar.
Aqui também vale a dica de sempre organizar o armário e geladeira colocando os itens mais velhos para frente e a vista.
4. Compre a comida no dia do desconto
A maioria dos mercados oferecem ofertas especiais como o “dia da feira”. Além de ter acesso a produtos mais novos, você poderá também aproveitar diversas promoções.
Tome cuidado na hora das promoções para não comprar itens a mais e acabar estragando na sua casa. Mesmo na promoção, compre somente o necessário.
Para ter uma vida financeira saudável é preciso fugir de excessos.
5. Evite comprar comida pronta
Por mais que seja mais prático comprar comida pronta, este tipo de gasto pode pesar no final do mês. Um erro é não ter o controle o quanto você gasta com este tipo de compra.
Anote o valor de cada item comprado em restaurantes e fast food, por exemplo, e acompanhe os seus gastos.